CRÍTICA DO LIVRO: O LIVRO DA FILOSOFIA

21 de junho de 2012 10 Comente Aqui!

filosofar é viver

Matéria publicada na “Revista da Cultura”, junho de 2012: “Durante muitos anos, a filosofia foi considerada, dentro da literatura, um gênero difícil. Os que torciam o nariz para ela alegavam o uso de um linguajar enigmático, ou ideias complexas demais. Nos últimos anos, no entanto, o mercado editorial brasileiro vem tratando o tema com um pouco mais de atenção. Muito devido ao interesse do leitor. Mas de onde vem esse interesse de forma súbito? Primeiro pelo declínio das respostas prontas, dadas por muito tempo pelas religiões ou pelas grandes ideologias.” Assino embaixo cada palavra citada na publicação.

Porém, como se encantar sobre um mito, que acontece em uma caverna desconhecida, quando se tem 16 anos de idade? Como respeitar uma matéria escolar tão “alucinada”, para um jovem da periferia, quanto a Filosofia? Simples. Basta possuir um ótimo educador, que transmita seu conhecimento com alma, força, poesia e respeitando o estudante. Estava na 8ª quando Ronaldo Lambert, meu professor de Filosofia e História tirou toda a sala de sua zona de conforto nos apresentado o Mito da Caverna. Uma apresentação que deixou todos sem entender nada e ao mesmo tempo entendo que o mundo era muito maior do que imaginávamos.

Em março de 2012, meu colega e ex-aluno Tony Marlon, me emocionou ao publicar esse texto na internet: http://videoeversa.blogspot.com.br/2012/03/luz-camera-e-acao.html. Utilizo, de certa forma as palavras dele, para dizer que quando fui apresentado à aula de Lambert sobre a alegoria da gruta, talvez, não tivesse noção de como aquilo tocaria minha alma e meu coração. Acredito que eu não sabia como uma simples aula (se é que existe aula simples) mudaria meu caminho sobre o pensamento filosófico. Hoje, ao me tornar um estudante de História (boa parte da responsabilidade é do ex-professor Ronaldo) fica impossível não lembrar todas as aulas ministradas por ele.

Mas, fiz essa introdução para apresentar e recomendar a leitura do ótimo livro “O Livro da Filosofia” lançado pela Editora Globo, à obra é uma ótima introdução sobre o tema para quem quer descobrir muito sobre esse tema tão rico, mágico e inquietante.

“O Livro da Filosofia” apresenta a filosofia desde a Antiguidade e é composto por capítulos constituídos em torno de máximas de expoentes da filosofia. A partir desses ditados, o pensamento é estudado e posto em diálogo com as discussões do momento histórico em questão e com outras épocas e perspectivas. Assim, as visões e teorias contraditórias são colocadas lado a lado, despontando que a prática da filosofia não se faz de pensamentos deslumbrados, mas de uma atividade habitual na qual se questionam o viver e suas impossibilidades, expectativas e receios.

Descubra porque John Locke e Rousseau, por exemplo, são muito mais relevantes para a filosofia do que os personagens da série Lost – que bebeu muito da filosofia para fazer sua viagem televisiva.
Tenha, assim como eu, uma ótima aula literária e descubra como perceber que a Filosofia far-nos-á pessoas melhores. Saia da sua escuridão e descubra a luz.
Dedicado ao meu ex-professor de Filosofia e História, amigo e padre Ronaldo Lambert

10 Comente Aqui! :

  • Renata disse...

    Boa noite Renato!!! Estou aqui emocionada com seu texto, pois fiz esta mesma viagem no tempo com nosso Amigo querido e Prof.Ronaldo Lambert!! O que dizer...em meio a esta emoção...simplesmente lindo!!!
    Como uma leitora apaixonada por diversas obras, em destaque sobre este tema, que nos foi apresentado de maneira especial e única... ficará sempre em nossas lembranças e corações!!!!
    Uma leitura mais que nos traz muita luz e conhecimentos!!! Ameiiiiii!!!
    Abraços.

  • Anônimo disse...

    A FILOSOFIA NOS EMBRIAGA E DESPERTA NOSSO INTÍMO .PREMIANDO NOSSO OLHAR SUBJETIVO ,NOS POSICIONANDO COM PROPRIEDADE DE QUEM APRENDE COM RESPEITO A LIDAR COM LIBERDADE DE EXPRESSÃO.VC CONDUZIU SEU TEXTO COM A FILOSOFIA DE QUEM ENTRA E SAI DE UMA CARVERNA COM LUZ PRÓPRIA.QUIÇA TODA A HUMANIDADE TIVESSE ACESSO AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO.O CONTATO HUMANO SERIA VERDADEIRO ..

  • Anônimo disse...

    O Texto é maravilhoso, não posso falar do livro pois não li ainda, vai ter que ficar para próxima.

    Sônia Alves

  • FProspero disse...

    Realmente o mundo lá fora é grande demais para a mente de simples mortais... o problema não está no ensino, muito menos em juízos de determinados valores onde a elite deve e tem acesso a tudo (onde são formados as melhores cabeças de vento), ou no caso da população periférica que acredita pertencer a um único lugar e não enxergam possibilidades de ascensão.

    Na verdade, todos nós vivemos em nossas cavernas confortáveis pois a realidade lá de fora é para poucos...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...