Crítica de Série: Game Of Thrones (2ª Temporada)

13 de junho de 2012 0 Comente Aqui!

Uma das principais, e não sustentáveis, críticas negativas sobre a primeira temporada de Game of Thrones advinha de uma possível falta de carga dramática, apesar, de particularmente, discordar. Claro que a série foi ganhando interessados e alguns fãs pelas boas seqüências de ação (em sua maioria, de violência explicita) e picantes (e ousadas) cenas de sexo, mas é necessário lembrar que nem de muito longe, a sua season 1 se sustenta somente por essas duas citadas nuances. Sempre existiu uma gama de temáticas adultas (assim como fantasiosas) bem desenvolvidas e para quem duvidava, a segunda temporada veio para colocar um ponto final nessas interrogações. Afirmo isso, porque os dez episódios exibidos nos trazem uma trama muito mais cerebral do que visceral e a maioria das escolhas em sua elaboração são bem vindas. A opção de montar um verdadeiro jogo sórdido de tramóias, esquemas e conspirações, envolvendo assassinatos, traições e inveja, de certa forma, atrasam a ação, não chegando a incomodar, mas envolvendo verdadeiramente o espectador com o que está sendo exibido. Por isso, acho mais do que necessário assistir a sua excelente abertura, aonde naqueles pouco segundos de uma brilhante animação ao som da já epica canção, entramos de cabeça no clima da série.

Se ao final da season 1 tínhamos personagens suficientemente cativantes, a equipe por trás de Game Of Thrones não se furta a criar mais alguns a serem acompanhados e admirados. Além, de atribuir à devida atenção aos que a merecem desde sempre. O duende Tyrion Lannister (Peter Dinklage), apelidado assim pelo seu nanismo, irmão da rainha Cersei Lannister (Lena Headey), assume o seu papel de protagonista como o protetor do impiedoso e adolescente Rei Joffrey (Jack Gleeson). Situação que especialmente confere ao Duende um bocado de poder, do qual ele trata de fazer uso de forma bem pensada e estratégica. Na primeira temporada, a trama se situava mais em Westeros, lugar do trono de ferro; Winterfell, reino gelado da família Stark e na trajetória com um povo barbaro, os Dothraki, da bela Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), descendente direta do Rei Louco. Com a disputa do trono de ferro em aberto, outros dos sete reinos entram em ação, como os governado pela Casa Arryn (do Vale) e Casa Hoare (Ilhas de Ferro). Nisso, vamos conhecendo os limites dos Sete Reinos, que um dia foram subjugados pelos dragões da Casa Targaryen, a mesma do já citado Rei Louco. Essas nobres criaturas têm uma importância essencial (e nessa temporada já percebemos) na mitologia desse fantástico mundo concebido pelo escritor George R. R. Martin.

Nessa season 2, além de Tyrion, destacam-se Robb Stark (Richard Madden), que de coadjuvante passa a ser um dos que impulsiona a trama; Theon Greyjoy (Alfie Allen), de “ilustre prisioneiro” de Winterfell a um sujeito invejoso e vidrado no reconhecimento do Pai. Jon Snow (Kit Harington), o bastardo dos Stark, também ganha certo destaque com “os corvos” da Muralha, até porque a história vai avançar para além dos “povos livres” e outros moradores da fronteira dos Sete Reinos. Se por um lado, a não leitura dos livros de Martin possa ser vista como uma falha na hora de apreciar a sua adaptação, por outro, faz com que um “espectador virgem” se surpreenda com as boas viradas da trama, o que não são poucas. Reviravoltas categóricas que fazem do outrora importante Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau), o Regicida, um coadjuvante de luxo e atribui olhares para um peão descartável como o infame cafetão “mindinho” Petyr Baelish (Aidan Gillen). A sensação é de que ninguém em Game Of Thrones está ali somente por estar, todos tem as suas pertinentes motivações. Um personagem aparentemente menos importante, como a guerreira Briene (Gwendoline Christie), pode a qualquer momento se tornar peça essencial no intrincado tabuleiro.

Enfim, vale lembrar que mesmo tendo um enfoque na elaboração de bastidores e estratagemas, apostando em plot points repletos de diálogos ácidos e mordazes, essa season 2 de Game of Thrones tem um episódio recheado de boa e bem dirigida ação. Intitulado de Blackwater, o nono capitulo deixa de lado todas as subtramas e se concentra especialmente na defesa de Westeros da invasão do exercito de Stannis Baratheon (Stephen Dillane), irmão do finado Rei Robert Baratheon.  Apesar de toda a evidente qualidade, vinda de ótimas atuações, do vistoso e grandioso trabalho de arte, passando pela bela fotografia e trilha sonora; Game of Thrones é uma série que felizmente não chegou ao seu ápice, o que deixa o público envolto em uma gostosa apreensão. O desfecho dessa segunda etapa é promissor, em todos os sentidos. Existe muito a ser explorado, o inverno ainda nem chegou, mas algumas posições parecem bem definidas, ainda que possam mudar com qualquer mensagem presa na pata de um corvo. 



0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...