Top Five - Discos de Rock que Viraram Filmes

3 de maio de 2012 0 Comente Aqui!

Rock e cinema são duas das minhas grandes paixões, e a união barulhenta entre eles já foi tema de um Top 5 anterior (Musicais do Rock) e de várias resenhas do Cinema Detalhado (Let It Be, Feitiço Havaiano, The Song Remains the Same, Heavy Metal, etc) escritas por minha pessoa. Vou apresentar hoje uma  seleção de discos antológicos que viraram produções da 7º arte. Eis:

Tommy - o Filme (1975)



O álbum que definiu "ópera-rock", Tommy (1969) consegue ser ao mesmo o maior trunfo e o grande estorvo na carreira do The Who. O centro da trama é a história trágica de Tommy, um garoto cego, surdo e mudo. Apesar de suas limitações, Tommy alcança notoriedade por ser um ás no fliperama, e por caminhos estranhos e tortuosos evolui para uma espécie de messias para a Era de Aquário. Além da banda, Tommy - o Filme conta com as participações de Tina Turner, Jack Nicholson, Eric Clapton, Elton John e outros.

Welcome to My Nightmare (1976)


A "tia Alice" é pai do shock rock - o cara que fez do rock 'n' roll um espetáculo Gran Guignol. A turnê do disco Billion Dollar Babies (1973), capturada no filme Good To See You Again, Alice Cooper (1974), mostra a banda no ápice de sua glória grotesca e sanguinolenta. Alice dá continuidade ao seu teatrinho de terror no disco seguinte, Welcome to My Nightmare (1975). O seu oitavo lançamento inspirou um especial de TV e esse filme, estrelado por ninguém mais que o lendário Vincent Price.

Sgt. Pepper's Lone Hearts Club Band (1978)


Dois artistas no auge de suas respectivas carreiras. Um é Peter Frampton, curtindo o sucesso de Frampton Comes Alive! (1976) - álbum duplo ao vivo que tem a famosa "Baby, I Love Your Way". Outro é o Bee Gess, o trio por trás da trilha sonora de Embalos de Sábado à Noite (1977), um marco de vendas na história da indústria fonográfica. Os dois juntam forças para adaptar o Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band (1967), do Beatles, para as telas do cinema. O resultado? Desastroso, infelizmente... Mas a música? Irretocável.

Quadrophenia (1979)


Depois de Tommy (1969) e o Lifehouse, um disco conceitual abortado que virou o Who's Next (1971), o The Who produziu uma segunda ópera-rock, Quadrophenia (1973). O conteúdo é autobiográfico; ele fala da vida atribulada de Pete Townsend nos seus tempos de mod. Vale mencionar a presença de Sting em Quadrophenia, no papel de "Ace Face", o líder dos mods.

Pink Floyd The Wall (1982)


Roger Waters esteve no Brasil em Fevereiro e Abril com a sua turnê do The Wall, que já dura dois anos e lucrou a bagatela de 191 milhões de dólares (!). Foi a oportunidade perfeita para eu resenhar o filme - e falar um pouco do disco que o inspirou. Se quiserem saber um pouco mais, leiam a minha crítica dele.

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...