Crítica de Filme: Plano de Fuga (Get the Gringo)

20 de maio de 2012 3 Comente Aqui!

O cinema de ação anda tão desprestigiado, que é uma felicidade poder conferir uma produção como Plano de Fuga na telona. Digo isso, porque se tornaram recorrente muitas realizações que antigamente teriam seu lugar certo nos cartazes de lançamento, irem direto para home-video. O filme dirigido pelo americano Adrian Grunberg remete aos tempos áureos do gênero, vejo até influencias do saudoso poeta da violência, Sam Peckinpah. Apesar de ser o primeiro filme assinado por Grunberg, ele não chega a ser um novato, pois foi assistente de direção em diversos filmes de qualidade (de Amores Brutos a Wall Street: O Dinheiro Nunca Dome). O diretor também participou dos trabalhos de Mel Gibson na direção e parece ter aprendido muito com o veterano ator-diretor, que aqui, co-roteiriza o filme.

O filme começa em um ritmo acelerado com uma perseguição de carros na fronteira dos EUA com o México, sendo narrada em off, de maneira bem humorada pelo motorista do carro em fuga. Os perseguidos são dois sujeitos com mascaras de palhaços, possivelmente assaltantes e após o carona ser baleado, não demora a percebermos que o condutor é o nosso querido Mel Gibson. Na iminência de escapar dos policiais do lado americano, ele joga o carro através do muro que divide a fronteira e cai do lado mexicano. Inicialmente, os oficiais mexicanos concordam em devolvê-lo aos americanos, até que percebem uma sacola lotada de dinheiro, motivo mais do que suficiente para exercerem o direito de prisão. O montante era o que eles queriam, mas precisavam dar um jeito no Gringo (como o personagem de Gibson fica conhecido). Nada melhor do que enfiá-lo em El Pueblito, um asqueroso presídio cucaracha, esquecido pelo poder público e dominado pela lei dos mafiosos locais.

Existe um segredo por trás da grana, mas em um primeiro momento, é inteligentemente deixado de lado, para assim criar uma sub-trama que envolva o espectador com o filme. O mote em questão traz um garoto que tem uma ligação bem particular com o manda-chuva local e que motivará a resolução da história. O presídio El Pueblito funciona como uma favela dominada pelo poder paralelo, aonde os chefões vivem cheio de regalias e o restante em condições lastimáveis. Nesse meio, o Gringo tenta se virar, seja roubando dos traficantes de heroína ou fazendo amizade com o tal garoto, que a todo tempo lhe pede um cigarro (politicamente incorreto?). Aos poucos, ele vai se situando como as coisas funcionam lá dentro e arquitetando uma maneira de escapar. Enquanto isso, uma trupe de tipos suspeitos resolve dar as caras. Começa pelo corruptível agente da embaixada ianque, passa pelos mesmos policiais que o prenderam e culmina nos capangas do dono do bendito dinheiro. Precisa de algo mais para chamar a atenção dos “cabeças” internos?

Todo o cenário caótico torna-se mais do que suficiente para Mel Gibson demonstrar seu usual talento para compor personagens em situações limites. O seu Gringo carrega aquele olhar de loucura, mas também destila bastante humor, o que torna a apreciação do filme das mais agradáveis. O velho Gibson ainda tem seu carisma (as piadas sobre o crime compensar e Clint Eastwood são ótimas). Aliada a um trilha sonora repleta de narcorridos, os “proibidões” mexicanos, a direção de arte usa e abusa de aspectos repugnantes, como na cena em que o Gringo agride um sujeito dentro de um banheiro imundo ou nas seqüências em que mostra catadores de lixo escondido sobre os detritos. Um trabalho que merece ser citado, porque torna mais crível a ambientação de El Pueblito, fazendo o presídio surgir como um personagem na trama. Se Plano de Fuga é um filme que não apresenta grandes novidades ou mesmo virtuosismos (apesar de ter uma cena sensacional de tiroteio), ainda assim, é um filme de ação acima da média atual.    


3 Comente Aqui! :

  • Rafael W. disse...

    Também achei muito bom. Mel Gibson, sempre carismático, faz muito aquele tipo canastrão, apoiado num roteiro que não oferece mais nada além do puro entretenimento.

    http://eaicinefilocadevoce.blogspot.com.br/

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...