CRÍTICA DO LIVRO: VIDA

26 de abril de 2012 13 Comente Aqui!


ÍDOLO MUSICAL OU INIMIGO LOUCO?
KEITH RICHARDS

Como dizer aos outros que temos qualidades e defeitos? Como assumir, publicamente, que somos apenas mortais com altos e baixos? Se isso é complicado para qualquer ser humano, imagine para um mito da música. Fui apresentado, de verdade, a Keith Richards em 1995. Pacaembu, chuva forte e um verdadeiro show de Rock-and-Roll. Antes não sabia exatamente quem eram os Rolling Stones.

Ao descobrir quem era o guitarrista, o melhor do mundo em minha opinião, fiquei encantado e fui buscar mais informações. Porém, tudo parecia pequeno para transmitir O que era e principalmente, quem era Keith Richards. Finalmente ele se apresentou. Sem meias palavras e com um sarcasmo que faria inveja a Nelson Rodrigues, Richards escreveu “Vida”. Sem vergonha do lado falho, e com o coração aberto, o guitarrista dos Rolling Stones escreveu sobre si mesmo nessa pequena joia biográfica.

Ele narra, de forma rigorosa, e selvagem, sua biografia, vivida de forma intensa e com total alienação e insanidade. Não escapa nada: de seu crescimento num bairro pobre até suas eternas brigas com o amigo/inimigo Mick Jagger. O lado bom do sucesso está no mesmo parágrafo que a tristeza do fracasso pessoal. Nada escapa: prisões, vício, álcool, heroína, trágica morte de Brian Jones. Um ídolo que escreve as próprias regras e não se leva a sério. Um baderneiro único e especial. Mas, afinal, quem precisa ou deve ser levado a sério?

Só não dou nota máxima ao livro, pois li na última semana que ele pediu desculpa por ter dito tudo que disse nas brigas com Mick Jagger. Quem se importa se os dois brigavam ou ainda brigam? O que vale é que quando se juntam......sai de baixo. A satisfação musical é total.

Dedico esse pequeno e humilde texto às primas Rosália Soares e Thaís Soares, fãs do bom e velho Rock-and-Roll.

13 Comente Aqui! :

  • Anônimo disse...

    Dono de uma vida turbulenta, frases de impacto e um estilo de vida não muito apropriado, Keith Richards é um ícone como astro. Porém nas guitarras, Jimmy Page sempre estará no topo da pirâmide.

    WOS

  • Ademir Pascale disse...

    Só pelo fato dele ter escrito a sua própria biografia já torna o livro interessante, pois quem melhor do que ele mesmo para escrever sobre a sua vida ;)
    Parabéns, Renato, a resenha ficou ótima. O livro já está na minha lista para leitura.

  • Anônimo disse...

    Só pelo fato dele ter escrito a sua própria biografia já torna o livro
    interessante, pois quem melhor do que ele mesmo para escrever sobre a
    sua vida ;)
    Parabéns, Renato, a resenha ficou ótima. O livro já está na minha
    lista para leitura.

    Ademir Pascale

  • Anônimo disse...

    "Please allow me to introduce myself
    I'm a man of wealth and taste
    I've been around for a many long years
    Stole many a man's soul and faith..."
    Bom texto...dá vontade de ir ao livro....

    Nelson J Alves

  • Renata disse...

    Olá...olha adorei a sua crítica e a maneira linda que escreve. Inclusive, fiquei encantada e com vontade de ler o livro tb.
    Parabéns pelo seu excelente trabalho.
    Abraços com admiração!!

  • Anônimo disse...

    E ai meu amigo Renato, ótimo texto, pretendo ler o livro, e como você mesmo disse pouco importa se eles brigavam ou ainda brigam, porque no palco eles se completam e cinquenta anos na estrada não é pra qualquer um.
    wanderlei ou como você me Howard

  • Thaís Soares disse...

    Adooorei a critiaca ao livro.Da vontade de ler mais um pouco sobre...Adorei a dedicatoria.
    Que você continue sendo um bom crítico,sempre.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...