Crítica: Um Método Perigoso ( A Dangerous Method)

31 de março de 2012 3 Comente Aqui!

O maior marketing de Um Método Perigoso está em seu cartaz. Pode não ser um poster muito inovador, mas o fato dele apresentar os atores Michael Fassbender, Viggo Mortensen, Keira Kightley e Vicent Cassel motiva qualquer amante do cinema a querer assisti-lo. Outro ponto chamativo é o da direção ficar por conta de David Cronenberg e pelo fato da trama, baseada no livro "A Most Dangerous Method", de John Keer, focar na relação entre os maiores ícones da psicanálise: Sigmund Freud e Carl Jung.

A história começa em 1904, quando o Dr. Jung, recebe a paciente Sabina Spielrein. Para tentar curá-la, o doutor decidiu que iria utilizar um método de Freud e os resultados foram bastante positivos. Freud havia desenvolvido este trabalho, mas ainda não tinha tido a possibilidade de implantá-lo. A missão ficou mesmo, com aquele que um dia chegou a ser cogitado como seu substituto. O problema é que a relação do dois, que no começo foi pacífica e de admiração dupla, terminou em desacordo, principalmente quando um acreditava que valeria a pena se aventurar em assuntos mais místicos e outro acreditava que a ciência era a solução. Esse primeiro impasse começou a colocar fogo na relação que a cada novo diálogo ganhava mais divergência. Outro tema que colocou os dois em confronto foi a relação entre Jung e Sabina, que ganhou rumos no mínimo interessantes.

Sempre que ouço falar das pessoas que são representadas no longa, ouço que são incríveis e todos que conhecem seu trabalho, lhes tratam como deuses. Humanizar Jung e Freud foi um ponto muito positivo do filme, pois passamos a perceber que eles também são passivos de fortes emoções e de erros e acertos. Tiramos da mente aquele pensamento de que ambos são impecáveis. Outro ponto interessante é que é exatamente na complexidade desta dupla que a obra se baseia e com seus ricos diálogos termina chamando atenção de todos.

Não posso deixar de mencionar que acredito que pessoas que não entendem praticamente nada do assunto, possam, por alguns momentos, se perder em alguns discursos e também considerar a obra arrastada. Como leigo, sofri um pouco com esses aspectos. Esperava um pouco mais de dinamismo, mas mesmo assim aprecio a produção. Quem sabe se não foi um equívoco meu?

A direção de arte do filme é muito bem feita e na ambientação está seu ponto mais forte. Conseguiram retratar a época muito bem, com um figurino digno e uma fotografia interessante. As atuações também estão muito boas, principalmente a de Fassbender que mostra mais uma vez todo o seu talento e consegue brilhar nas incertezas do seu protagonista. Keira Kinghtley irá dividir opiniões, mas me agradou e Mortensen se manteve o tempo todo no mesmo ritmo, o que lhe permitiu entregar uma atuação correta. Abro espaço também para citar a bela participação de Vicent Cassel, com um personagem muito interessante. 

Um Método Perigoso é um filme imperdível para aqueles que são do meio, mas pode ser apreciado por outros. É um filme, que possui seus erros, porém ainda assim se mantém acima da média. Faltou alguma coisa, como uma reviravolta ou um pouco mais de ritmo em alguns momentos, mas nada que faça com que diga que não deve ser visto.


Trailer: 



3 Comente Aqui! :

  • Camila disse...

    "Bom" é uma classificação satisfatória, ao meu ver. Achei o filme extremamente hollywoodiano, não vendo essa caracteristica como positiva nesse caso...
    Não gostei da atuação de Keira Kinghtley, e não sei dizer se o problema foi da atriz, ou da direção (não entendo mt sobre isso), mas achei extremamente caricaturada e forçada as expressões que ela fez no momento em que sua "patologia" se mostrava.
    Bem se vc achou o filme "bom", deveria assistir ao filme "jornada da alma", que conta a mesma história, dando mais enfase a relação entre Jung e Sabina, ao invés da relação entre Freud e Jung...
    ah, Freud e Jung nao sao os maiores icones da psicanalise, visto que Jung só pertenceu a esse meio durante aproximadamente 7 anos, e acabou criando uma nova abordagem, a analítica...

  • Película Criativa disse...

    Gosto muito do cinema de David Cronenberg e do elenco, mas esse era um dos filmes que mais estava aguardando na última temporada e infelizmente não atendeu minhas expectativas.

    Tecnicamente é filme é belo, mas o roteiro não decolou e tratou com superficialidade os personagens.

    Minha crítica do filme também está no ar: http://peliculacriativa.blogspot.com.br/2011/12/critica-dangerous-method-um-filme-de.html

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...