Crítica do Filme: Projeto X (Project X)

19 de março de 2012 3 Comente Aqui!

Desde que Bruxa de Blair rendeu muito dinheiro os produtores esperam por um filme que tenha baixo custo e muito lucro apoiado no "found footage" - quando a filmagem da produção é feita pelos próprios personagens. Por coincidência 2012 começa com duas produções desse estilo fazendo bastante sucesso. A 1ª delas foi Poder Sem Limites que infelizmente aqui em Salvador já esta fora de cartaz. Nessa semana estréia nos cinemas nacionais Projeto X - a sua diferença para as produções anteriores nesse estilo é que se trata de uma comédia e não um filme de terror como acontece na maioria das produções que utilizam essa técnica.

Quem dirige essa produção é o desconhecido Nima Nourizadeh que faz também a sua estréia comandando filmes. O elenco é um apanhado de novatos que vieram de vários locais dos EUA e por meio de uma pesquisa nacional de talentos ganharam a oportunidade de protagonizar a produção. O grande trunfo mesmo do projeto além da idéia é o "pardinho" Todd Phillips, ele é o famoso diretor da franquia Se Beber Não Case e também o produtor deste filme. O sucesso nos "States" foi tamanho que o estúdio já planeja uma seqüência.

O filme mostra três alunos - Thomas, Costa e JB - do último ano do colegial tentando deixar o anonimato. A idéia deles é bastante inocente: dar uma super festa que ninguém irá esquecer e com isso começarem a ser notados pelas outras pessoas do colegial (mais manjado que isso impossível). Infelizmente as coisas saem muito fora de controle, o que era para ser uma festa que reuniria umas 100 pessoas vira uma farra com quase 1000 jovens. Nada poderia que prepará-los para esta festa, as notícias se espalham tão rapidamente quanto sonhos são arruinados, recordações são manchadas e lendas nascem.

As piadas são mais nonsenses se aproximando muito do estilo de comédia que fez Se Beber Não Case um sucesso. Drogas, muito álcool, som alto, vizinhos malucos e personagens singulares fazem a festa da "geração twitter". A grande sacada mesmo é a própria produção não se levar muito a sério, nada de tentar passar mensagens muito profundas sobre amizade e valores que os jovens deveriam cultivar, o que interessa é aproveitar a trilha sonora (que merece muitos elogios por sinal) e adentrar nessa jornada de cabeça.

Particularmente eu me espantei com a classificação indicativa do filme ter ficado em 18 anos. Fora algumas cenas envolvendo drogas (bem de leve por sinal) e as garotas fazendo muito "topless" a produção não tem nenhuma cena que ofenda a moral e os bons costumes de nossa sociedade. Projeto X não vai mudar a vida cinematográfica de ninguém, mas com certeza será lembrado pelas boas risadas que proporciona ao espectador. Se você é fã de comédia, dos filmes dirigidos e produzidos por Tod Phillips (Um Parto de Viagem, Se Beber Não Case 2) ou esta em dúvida do que assistir pode ir tranqüilo que a diversão é garantida.
Trailer:

3 Comente Aqui! :

  • Fábio Henrique Carmo disse...

    Saiu uma notícia de que um jovem nos EUA morreu por querer imitar uma das situações apresentadas no filme (não sei exatamente qual).Talvez por considerarem o poder de influência sobre adolescentes, o filme tenha ganhado classificação 18 anos.

  • Anônimo disse...

    Parece muito bom o filme do jeito que vocês falam e outras 100 pessoas do site que eu to baixando to até com agua na boca de ver, baixando aqui valeu!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...