Crítica do Filme: A Perseguição (The Grey)

27 de março de 2012 6 Comente Aqui!

Liam Neeson (Desconhecido72 Horas, Fúria de Titãs, O Preço da Traição) é um ator respeitável e que aprecio bastante, mas não posso negar que entrou numa onda de protagonizar filmes com o mesmo tipo de personagem, que estou começando a tomar pavor. Não estou questionando sua capacidade de atuar, principalmente porque ele entrega bons trabalhos, mas acredito que devo sempre esperar algo mais de seus longas e estes estão se resumindo a mera violência, muita ação e pouca história para contar.

Seu novo trabalho, A Perseguição, é o típico filme que já vimos um milhão de vezes e que não inova em nada. Funciona muito bem como mero entretenimento, mas, acredito, que todo mundo já saiba como tudo vai acabar e qual será o desenrolar da trama. A história é uma narrativa sobre a luta de sete trabalhadores, remanescentes de um acidente aéreo, para sobreviverem, até a chegada de um possível resgate, em um ambiente cercado de lobos famintos e em um frio enlouquecedor.

A direção de Joe Carnahan (Esquadrão Classe A) é bem morna e joga a produção em uma vertente de filmes classificados como de "Tipo B", sobre pessoas que lutam contra algum mal. A única vertente diferente que poderiam implementar não foi bem utilizada, e o drama do personagem principal e sua depressão são muito mal explicadas ou não conseguiram me atingir de forma alguma. O que continua com a mesmice da produção é o fato de existirem os personagens marcados pelo líder, o medroso, o engraçado, o pai de família e todos os ingredientes dos clássicos homem contra a natureza. 

Tudo isso sem falar em coisas absurdas como o fato de Ottway, personagem de Neeson, mergulhar em um rio congelado e sair dele como se nada tivesse acontecido. Não deixei de ter o sentimento de incompleto com a produção e confesso que fiquei tão desanimado que estava postergando escrever este texto. A única coisa que podemos valorizar da produção é a sua fotografia e a ambientação que foi feita, pois não podemos negar que estamos passando por um momento de tensão. A atuação de Neeson também é boa, mais uma vez, mas está na hora de deixar de ser "Badass" e voltar a fazer papéis interessantes.

Não gosto de escrever sobre esse tipo de filme, pois assisto a produções com um olhar crítico, que busca o entendimento de aspectos cinematográficos. É o tipo de longa que eu sei que não vou gostar e que vou falar mal, mas que muita gente, que não se apega a estes detalhes, vai terminar gostando muito. Eu posso resumir dizendo que acredito que quem procura algo sem razão, mas com ação, gostará. Agora, quem procura algo a mais, pode terminar como eu, decepcionado.

 

6 Comente Aqui! :

  • Hugo disse...

    Este eu ainda não assisti para comentar, mas realmente Liam Neeson está escolhendo papéis em filmes de ação nos últimos anos.

    Eu gostei de "Busca Implacável". Apesar dos furos no roteiro, o filme tem boas cenas de ação.

    Abraço

  • Cristiano Contreiras disse...

    Curiosamente, no filmow e em alguns sites, muita gente tem gostado do filme e até elogia a atuação de Neeson. Mas, eu por exemplo, tenho dúvidas. Ainda assim, deve servir para um bom passatempo com amigos, rs. Neeson precisa retomar aos filmes de antigamente.

  • Anônimo disse...

    Discordo de vc cara...achei q o filme tem sim seus cliches, mas foi alem do que eu pensava...aborda questoes profundas da relaçao do homem diante do inevitavel, inclusive podemos ver as reaçoes diante da morte (negaçao, barganha, aceitaçao, etc...). Podia ser melhor trabalhado nesse ponto, mas acho q funciona muito bem como uma metáfora. Definitivamente nao e so um filme de açao. Neeson é um ator acima da media, sem duvida, so precisa fazer filmes com os diretores certos.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...