Crítica: O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida

28 de março de 2012 1 Comente Aqui!

Semana passada eu fui conferir a animação Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida, o filme também teve pré-estréia aberta (mas paga) ao público nesse fim de semana que passou. Lá fora a produção tem feito muito sucesso chegando a liderar as bilheterias nos EUA por algumas semanas. Ainda que o uso da tecnologia 3 ajude nesse sentido (aumentando a arrecadação da produção devido aos preços mais caros nos ingressos) esse é um feito considerável levando em conta que o filme não teve uma divulgação tão forte.

O filme é dirigido por Chris Renaud e Kyle Balda que antes foram responsáveis pela bela animação Meu Malvado Favorito. Além deles a produção tem como protagonistas Zac Efron (High School Musical, Noite de Ano Novo), Taylor Swift (Idas e Vindas do Amor), Betty White (Ponyo - Uma Amizade Que Veio do Mar), Ed Helms (Se Beber, Não Case) e Danny DeVito (O Solteirão, O Nome do Jogo). Não que as presenças desses astros importe tanto porque infelizmente você leitor só terá contato com a voz dos dubladores brasileiros.

A película O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida é uma adaptação do conto clássico do Dr. Seuss de uma criatura da floresta que compartilha o eterno poder da esperança. A aventura animada conta a jornada de um rapaz que procura pela única coisa que poderá fazer com que ele conquiste a afeição da garota de seus sonhos. Para encontrá-la, ele terá que descobrir a história do Lorax, a zangada porém charmosa criatura que luta para proteger seu mundo.

Como da para notar pelos nomes que dublam a produção orginalmente O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida não é apenas uma animação, mas também um musical. Eu que já não sou muito fã das dublagens achei a escolha da distribuidora por dublar também as músicas muito equivocada, a mensagem das letras se perde nesse processo e a qualidade nunca é a mesma. O 3D é usado de maneira interessante também e feito com qualidade então aqueles que quiserem irão desfrutar de toda a profundidade que este tipo de projeção proporciona.

Ao contrário das animações da Pixar e Dream Works essa produção é mais destinada as crianças mesmo, com o roteiro sendo mais simples e contendo algumas coisas um pouco forçadas também. Por exemplo; seria inviável as pessoas viverem em mundo de plástico, assim como é difícil explicar a venda de ar puro em lugar tão poluído (sem árvores) e por último a existência de apenas 3 tipos de bichos na "floresta" (ursos, aves e peixes que andam na terra). São coisas que não fazem o filme ser ruim, mas diminui um pouco o interesse dos adultos que podem achar a obra muito boba. Ainda que com essas ressalvas da para levar o seu pimpolho e não sofrer muito (como em Deu a Louca na Chapeuzinho 2). O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida é um filme legal, mas não é um programa para ser repetido mais de uma vez e de certa forma me surpreende o seu grande sucesso lá fora, talvez a dublagem original torne a produção mais agradável mas infelizmente não teremos acesso a essa versão.


Trailer:

1 Comente Aqui! :

  • Sintia Piol disse...

    Silvano, gostei de saber o que achou do filme. Quando assisti ao trailer parecia que era um filmaço. Que pena que a dublagem então deixou a desejar. Provavelmente devo levar minha filha pra assistir. Ela é um termômetro interessante sobre sucesso de filme infantil. Se o filme consegue manter ela no cinema até o final, eu digo, é sucesso!!! A moleca adora uma telinha.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...