Top Five - Filmes de Ficção Científica dos Anos 1990

23 de fevereiro de 2012 7 Comente Aqui!

É engraçado se dar conta de como a memória é, realmente, seletiva. Quando comecei a escrever essa lista, o primeiro pensamento que me veio à cabeça foi que as produções de sci-fi da década de noventa perdiam feio para as de 1980 e 1970. Ledo engano. Claro, tivemos de aturar bobagens tipo O Dia da Independência (1996) - filmeco divertido, mas patriota no ponto da golfação - mas esses dez anos fizeram bem ao gênero. Antes da lista propriamente dita, as menções honrosas: Os 12 Macacos (1995), O Vingador do Futuro (1990), Pi (1998), Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros (1993) e O Enigma do Horizonte (1997). E não, eu não gosto de A Ameaça Fantasma (1999), o "primeiro" Star Wars. Ninguém merece Jar Jar Binks...

O Exterminador do Futuro II: O Julgamento Final (1991)


Se o primeiro O Exterminador do Futuro (1984) fez a carreira de James Cameron, imaginem o que O Julgamento Final não fez. O filme mais caro da história até então - custou US$ 100 milhões pra fazer - Cameron introduziu efeitos especiais revolucionários, o destaque indo pro o T-1000 (Robert Patrick), um exterminador de metal líquido incrivelmente difícil de ser destruído. Entre os outros protagonistas novos está o futuro líder da resistência humana, John Connor (Edward Furlong), no filme um trombadinha irritante fã de Guns 'n' Roses. Dos antigos, a antes frágil Sarah Connor (Linda Hamilton) e o T-101 (Arnold Schwarzenegger), que dessa vez é o herói do filme.

O Fantasma do Futuro (1995)


Ghost In the Shell - traduzido como O Fantasma do Futuro em terras brasis - foi o Akira da década de 1990. Baseado no mangá de Masamune Shirow de mesmo nome, esse animê cyberpunk explora as consequências da fusão entre a inteligência artificial e humana através da perspectiva de Mokoto Kusanagi, vulgo "Major". Major é líder ciborgue da unidade policial Seção 9, que caça um hacker misterioso conhecido como "The Puppet Master". A conclusão dessa perseguição terá consequências drásticas para Kusanagi, o governo japonês e - quem sabe - a humanidade como um todo.

Contato (1997)


Carl Sagan: astrônomo brilhante, escritor premiado e talvez o maior divulgador das maravilhas da ciência no século XX, conhecido pelo grande público através da sua série de TV, Cosmos (1980-1981). Sagan bota a sua mente aguçada e questionadora em benefício do sci-fi, criando o roteiro intrigante de Contato. O filme é rico em discussões filosóficas e o seu lado "ficção" é mais científico do que a maioria das produções do gênero. Carl Sagan também apresenta os alienígenas sem os antropomorfismos bestas que estamos acostumados. Ou pistolas de raios laser. Ou explosões ensurdecedoras no espaço (o que não é possível - já que não existe som no vácuo).

Gattaca - Experiência Genética (1997)


No futuro apresentado por Gattaca, a humanidade vive uma sociedade de castas baseada na manipulação genética. A mola propulsora do filme é a eugenia - conceito criado por um primo de Charles Darwin, Sir Francis Galton, que pregava a cruza de nossos melhores "espécimes" como se fossem cavalos para melhorar o nosso pool genético. Os nazistas, com a sua política de higiene racial, se apropriaram dessa ideia para a infelicidade de milhões de "subumanos" que pereceram por causa da Solução Final.

No filme, o ideal de übermensch do 3º Reich é concretizado numa sociedade livre, democrática e capitalista. O filme trás profundos questionamentos em torno da bioética, questionamentos sobre os prejuízos morais que a eugenia traria caso fosse liberada. Basta ver como James D. Watson, prêmio Nobel por descobrir a estrutura do DNA e primeiro presidente do Projeto Genoma, é um dos defensores dessa ideia perigosa, mesmo depois dos fornos de Auschwitz terem provado o quão insano e monstruoso o homem pode se tornar em nome da "ciência"...

Matrix (1999)


Hoje dizer que Matrix foi um dia revolucionário chega a ser motivo de irritação para alguns críticos - o que é uma tremenda injustiça com o filme. Talvez a expressão máxima do cyberpunk como estilo, dentro do cinema, Matrix é uma gloriosa colagem pós-modernista: é pancadaria kung-fu a lá John Woo, é uma parábola judaico-cristã, é a Alegoria da Caverna de Platão v1999, é uma guerrilha virtual entre os hackers e o "Sistema" - no caso, as Máquinas. É tudo isso e muito mais.

7 Comente Aqui! :

  • Camila Leite disse...

    Eu já vi O Fantasma do Futuro na aula de Filosofia... Mas estava legendado, aí você imagina como foi difícil de entender não é! :)
    Mas o filme é realmente bom.
    E mate-me se quiser, mas eu nunca vi Matrix. É pois é, acho que sou alienígena! :s
    Ótimo post!
    Um Beijão!

    Camila Leite
    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

  • Zé Felipe Sá disse...

    Obrigado, Camila :)

    Assista o primeiro "Matrix" quando puder; nunca é tarde! As continuações, "Matrix: Reloaded" e "Matrix: Revolutions", foram muito criticadas na época que saíram, mas valem à pena serem vistas também... A conclusão da trilogia é bem bacana.

    Um forte abraço ;)

  • Elton Telles disse...

    Gostei da seleção, mas entrei aqui justamente para ler o comentário referente a "Os 12 Macacos" e está apenas nas menções. Tem que ver isso aí, galera... tio Gilliam arrebentou aqui. Acho um dos filmes mais legais da década retrasada. Adoro a inteligência e ousadia da adaptação.

    abs!

  • Zé Felipe Sá disse...

    Elton, "Os 12 Macacos" é realmente muito bom (tanto é que eu fiz questão de mencioná-lo), mas o nome da coluna é "Top 5", o que infelizmente me obriga a deixar alguns filmes merecedores de críticas fora do páreo. Na primeira lista que fiz desse gênero para o Cinema Detalhado ("Top 5: Meus Filmes Prediletos") tive de deixar "O Poderoso de Chefão" de fora, e também "ouvi" muitas reclamações por causa disso :)

  • Danilo disse...

    Acho que dois filmes foram a divisão de aguas dos anos 90, o citado Matrix (que na minha opinião é um dos melhores filmes até hoje, e não, não acredito que tenha sido concebido para ser uma trilogia, acho que apenas foram no embalo do sucesso do primeiro), e o segundo filme foi O Sexto Sentido, depois desses dois, nenhum filme de ficção ou suspense foram os mesmos... grande abraço, ótima seleção!

  • Anônimo disse...

    ghost in the shell tem uma história muito boa msm q aborda o questionamento da existência e do que é realmente ser "humano"... ele também possui uma continuação: ghost in the shell: innocence mas não chega aos pés do primeiro, mesmo sendo muito bom

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...