Crítica de Documentário: If a Tree Falls

26 de fevereiro de 2012 2 Comente Aqui!

Hoje eu repasso para vocês as minhas impressões sobre o 4° documentário que pude conferir dos que foram indicados ao Oscar desse ano. Antes, vocês leitores, puderam saber um pouco mais sobre as produções Hell and Back Again, Paradise Lost 3: Purgatory e Pina. If A Tree Falls é um dos favoritos nesta categoria por ter vencido alguns prêmios nesse ano incluindo o de WGA (Sindicato dos Roteiristas). Eu gostei bastante do filme, primeiro por tratar de um tema pouco abordado e conseguir elucidado-lo, ao mesmo tempo que deixa o espectador muito conectado com o que se passa na tela. 

Quem comanda o filme é o diretor e roteirista Marshall Curry que anteriormente foi responsável por Street Fight documentário indicado ao Oscar em 2005. Curry novamente faz um ótimo papel por trás das câmeras, pois consegue amarrar histórias da vida de pessoas comuns que se tornam ativistas radicais. Ele ainda faz com que o espectador entenda as mudanças que ocorreram no ativismo ecológico (fruto na maioria das vezes de ações estúpidas das autoridades) que culminaram com a fundação da E.L.F. e sua radicalização. 

Essa produção começou a tomar forma mais ou menos em 7 de dezembro de 2005 quando agentes federais do FBI nos EUA realizaram uma varredura em todo o país atrás de ambientalistas radicais envolvidos com a Frente de Libertação da Terra (Earth Liberation Front ou E.L.F.). Segundo a mídia e o próprio governo eles seriam a ameaça Nº 1 em terrorismo doméstico nos EUA. If a Tree Falls aborda a história da E.L.F., sua ascensão como grupo e a radicalização dos seus membros focando na vida do ativista Daniel McGowan. 

Segundo os registros não oficiais a E.L.F. teria começado as suas ações radicais em 1996 e seria suspeita de algumas dezenas de atos rotulados como ecoterroristas. O filme consegue explicar de onde surgiu esse movimento mais radical dos ecologistas nos EUA e como ao longo do tempo ele vem ganhando mais e mais adesões. É importante salientar que a E.L.F. jamais feriu alguém em suas ações, que são voltadas em grande parte a destruir a propriedade de empresas que impunemente fazem mal ao meio ambiente.

O ponto forte do documentário são os materiais expostos ao longo do filme, com imagens inéditas que desnudam esse universo bem particular. Os depoimentos e entrevistas íntimas com membros da célula E.L.F.,  com o promotor e os detetives que estavam perseguindo-os são muito bem aproveitados e ajudam a esclarecer muito sobre este movimento. If a Tree Falls é documentário muito bem construído  que além de abordar um tema polêmico de forma clara e confiável, consegue prender a atenção do espectador de forma muito eficiente. Acho que esta produção tem boas chances de ganhar o Oscar por tratar de um tema importante para a nossa sociedade e fazê-lo com muita qualidade.   
Trailer:

2 Comente Aqui! :

  • Silvano Vianna disse...

    Assim como muitas obras documentais de qualidade esse filme que eu saiba não chegou as cinemas brasileiros e nem ao mercado de home video (locadoras). Infelizmente se você quiser conferir vai ter que baixar mesmo.

    O link de torrent é esse: http://thepiratebay.se/torrent/6684369/If_A_Tree_Falls__Story_Of_Earth_Liberation_Front

    Esse foi um link que achei de legenda: http://www.legendasbrasil.com.br/legendas-if-a-tree-falls-a-story-of-the-earth-liberation-front-2011-1787725-pagina-1.htm

    Achei nesse link para baixar também, mas não sei se esta funcionando. http://downloaddegraca.com/download-if-a-tree-falls-a-story-of-the-earth-liberation-front-dvdrip-avi-2011-baixar-completo/

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...