Crítica de Livro: Grécia – Arte na Idade Antiga

15 de fevereiro de 2012 6 Comente Aqui!
Grécia – Arte na Idade Antiga – Edna Ande e Sueli Lemos


“A Esperança é um sonho de um homem desperto” Aristóteles

Diversas são as produções cinematográficas que nos falam sobre a história da Grécia: “Troia”, “Hércules”, “Fúria de Titãs”, entre tantos outros. Esqueçam todas elas e aprofundem-se ainda mais no assunto mitológico com obras literárias.

Como estudante de história me senti na obrigação de apresentar aos leitores um livro que simbolizasse o quanto a leitura de livros sobre o passado da humanidade nos enche de cultura, civilização e conhecimento. E no século 21 alguém consegue respeito sem possuir esses três elementos? Não acredito.

“Grécia – Arte na Idade Antiga” nos apresenta, detalhadamente, como a arte grega influencia até hoje a forma de observarmos e raciocinamos o mundo. No mundo grego, balanceamento e beleza eram dois traços marcantes de suas obras de arte e arquitetônicas. O livro, por meio de inúmeros desenhos e de uma escritura rica em informações nos leva a conhecer as manifestações artísticas desse povo tão fascinante e apaixonante. O alfabeto que o mundo moderno utiliza nasceu no conceito e na antiguidade do mundo grego. Somos presenteados com imagens de artes que se encontram no Museu do Louvre (França), em museus da Grécia e de tantos outros no mundo. Isso sem mencionar o quanto aprendemos sobre a relevância dos vasos dentro da cultura grega.

Se Aristótles dizia que “A Esperança é um sonho de um homem desperto”, me pergunto: será que todos não deveríamos despertar para a força da vida e de sua magia artística? Ao rever “Matrix” na universidade percebi o quanto essa frase de Aristótles pode nos despertar e nos tirar da eterna zona de aconchego. Afinal, Neo (O Jesus Cristo e salvador do filme, do ponto de vista filosófico), não conseguiu despertar para o mundo real? Se ele acordou porque nós não podemos a refletir a respeito do assunto e seguir com o mesmo objetivo?

Se o filósofo grego dizia que “O Belo conduz o homem a perfeição” não será belo se todos abrirmos o coração para à importância e necessidade de conhecer o passado para melhorar o presente e transformar o futuro em algo afrodisíaco? 

Nessa obra somos apresentados a uma reflexão do conceito do belo, fazemos uma excursão pelos deuses e heróis do povo grego, que até os dias atuais nos influenciam. A Arte grega, seus grandes poetas, seus mitos e razões, além de sua arquitetura tão rica e também são estudadas e refletidas dentro desse volume. Um detalhe que me marcou nessa prazerosa leitura, foi a referência da arte grega e os desenhos de quadrinhos. Ou seja, duas artes tão diferentes e ao mesmo tempo tão vinculadas.
Não sei se concordo com Aristóteles de que o “Belo conduz o homem à perfeição”. Mas, assino embaixo das autoras dessa obra que nos demonstram que a História grega ainda hoje é um pequeno espelho do mundo moderno.

 

6 Comente Aqui! :

  • tony disse...

    Esse artigo além de estigante, ilustra o quanto é importante uma leitura rica culturalmente. Hoje em dia as pessoas ficam presas à leitura de livros de auto ajuda (nada contra a estas literatua) para a busca de informações que contribuam para seu crescimento e se esquecem que bons livros "culturais" nos alimentam de ensinamentos para enfrentarmos o mundo moderno.

  • andrea marques camargo disse...

    É um livro que parece ser bastante interessante e foi muito bem exposto pelo nosso crítico Renato Alves. Fiquei com vontade de ler.

    Andrea Marques Camargo

  • Renata disse...

    Boa tarde, mais uma bela crítica e texto, nos fazendo ter a vontade de buscarmos este livro e mergulharmos nesta fantástica indicaçãol.
    Adorei e fiquei muito curiosa em saber as entre linhas dele...parabéns pelo texto.
    Abraços

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...