Dia 01/01/2012...É dado o momento de fazer uma retrospectiva e apontar os pontos marcantes do ano que se passou. Não estou levando em consideração os filmes que participaram da cerimônia do Oscar desse ano, pois, assim como na Bahia , o ano só começa depois do Carnaval, posso considerar que o calendário letivo da sétima arte, começa após a cerimônia, que também acontece em Fevereiro. Ainda assim, ir ao cinema é uma das maiores fontes de diversão e é possível se tirar das sessões alguns bons trabalhos. Para tornar a coisa mais dinâmica, resolvi criar algumas categorias de análise. Criei apenas a regra de que filmes que ganharam uma categoria não entrarão no Top Five, pois assim dou oportunidade para que outros filmes apareçam! Vamos a lista:
ATOR DO ANO
epois do belo trabalho em Namorados Para Sempre, no fim do ano passado, Ryan Gosling ganhou o destaque que merecia em Hollywood e participou de 4 produções em 2011. Ele esteve presente em Amor a Toda Prova, Drive, Tudo Pelo Poder e Entre Segredos e Mentiras. As três primeiras dessas produções foram muito bem vindas ao universo dos críticos e uma ficou no meio termo. Gosling inclusive foi indicado ao Globo de Ouro pela sua atuação em Tudo Pelo Poder e Amor a Toda Prova.
ATRIZ DO ANO
ATOR REVELAÇÃO DO ANO
Michael Fassbender com sua interpretação de Magneto se tornou, ao meu ver, a revelação do ano. O astro encantou a todos com seu mutante, em X-men: Primeira Classe, e começa a ser estipulado para muitos filmes em 2012. Um deles, por sinal, é a nova versão de Robocop, que será dirigida por José Padilha, da franquia Tropa de Elite. Sua antigas aparições não foram marcantes, mas parece que sua carreira agora vai dar uma alavancada. Além disso, está para sair um filme sobre vício em sexo, chamado Shame, que está sendo vinculado como possível candidato ao Oscar e que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro. Este é mais um trabalho protagonizado pelo ator.
ATRIZ REVELAÇÃO DO ANO
Não conhecia o Trabalho de Jessica Chastain até o seu aparecimento neste ano com o filme A Árvore da Vida. Ela simplesmente foi um grande achado e está presente em uma lista de belos filmes do ano. Ela está presente em um bom papel em Histórias Cruzadas, O Abrigo e Coriolanus, ambos filmes que podem aparecer no Oscar. Há ainda a participação no filme No Limite da Dívida, que parece ser bem interessante. Sua atuação em Histórias Cruzadas lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro. Vale reforçar que para a Associação de críticas de Nova York, ela também foi a revelação.
MELHOR BLOCKBUSTER
X-men: Primeira Classe, |
FILME SURPRESA DO ANO
Se tivesse que apostar dinheiro em um filme que não seria nada demais, eu apostaria em Gigantes de Aço. O trailer já dava a entender que estaríamos diante de um roteiro que já vimos antes, várias vezes, mas com o detalhe de ter uma pitada extra de Transformers. Classifico ele como a surpresa, pois a boa direção e ótimas atuações, fizeram o longa ficar muito divertido, empolgante e capaz de animar o público.
FILME DECEPÇÃO DO ANO
Acho que não somente eu que esperava muito de Lanterna Verde. Os cartazes muito bem feitos e o fato de Ryan Reinalds ser o protagonista me fez realmente apostar as fichas nesta adaptação da DC Comics. Sinceramente, a Marvel não teve lá um ano brilhante, mas está anos luz de sua concorrente, que entrou um filme fraco e que pensava mais em uma sequência do que em se apresentar dignamente. Um Fiasco Total!
MELHOR FILME NACIONAL
Esse ano não estamos diante de uma escolha unânime, como no ano passado. Tropa de Elite 2 era o melhor filme e 100% do público diria o mesmo. Em 2011 muitas produções nacionais de destaque e confesso que tentei fazer um Top Five dos melhores do ano, mas esbarrei apenas com 3 nomes. O Homem do Futuro, VIPs e O Palhaço. Sei que é o tipo de obra que ou se ama ou se odeia, mas tenho que dar o meu voto ao trabalho de Selton Mello, que conseguiu trazer um nível crítico e de profundidade de sentimentos, ao cinema nacional, de forma que jamais tinha visto antes.
Sem sombra de dúvidas um dos melhores filmes do ano. Só não vou colocá-lo no Top Five, pois ele já foi o vencedor desta categoria. O trabalho foi indicado ao Globo de Ouro e será indicado ao Oscar. Todo o alvoroço gerado em seu redor está mais do que merecido e este já tem a minha torcida para continuas levando os prêmios que disputa. O cinema fora do eixo da Terra da Rainha ou do Tio Sam precisa ganhar mais destaque no Brasil. Esse filme merece muito ser visto!
1 º Reféns - Veja Comentário |
Acho que Reféns ganhou o posto de pior filme do ano por ser um dos filmes mais sem vergonha que pude conferir. Nicolas Cage não tem vergonha na cara e entra em qualquer produção para conseguir o dinheiro que banca seus problemas e loucuras. Desde o Botox que Nicole Kidman não faz nada de grande destaque e continua descendo ladeira abaixo. Joel Schumacher se demonstra um grande fanfarrão que ficará marcado para sempre pelos seus últimos fiascos.
2 º O Zelador Animal - Veja Comentário |
O Zelado Animal é um filme muito mais do que bobo e que não é capaz de animar nem mesmo as crianças do cinema. O bom Kevin James cada dia mais segue os passos de Adam Sandler e protagoniza comédias de baixo orçamento e menor ainda qualidade. Me decepcionou e muito. Até pode ser assistido sem expectativas, mas não indico.
3 º Mistério da Rua 7 - Veja Comentário |
O Mistério da Rua 7 é um filme completamente sem nexo e repleto de más atuações. A sacada inicial é até interessante, mas aos poucos a coisa vai acontecendo sem nenhuma razão ou justificativa. Poderia ser facilmente lançado o Mistério da Rua 8, pois o da 7, mesmo depois de assistir o filme, eu não entendi.
4º Como Você Sabe? - Veja Comentário |
5 º Padre - Veja Comentário |
Paul Bettany poderia ter aprendido a lição depois do fraquíssimo Legião, mas parece que ele faz questão de ser protagonista de filmes fracos. O trailer dava uma impressão de algo extremamente diverto. É...cai no conto do vigário, pois tudo que prestava na produção estava no trailer e nada mais interessou. Gastei dinheiro a toa.
Menções Honrosas: O Retrato de Dorian Grey, Capitães da Areia, Pinguins do Papai, Sem Saída, Os Muppets.
MELHORES FILMES DO ANO
1° Guerreiro - Veja Comentário |
Guerreiro é um filme empolgante que mistura ação com drama familiar de uma forma muito interessante. O filme já começa especial por abordar o MMA, que a cada dia se torna mais popular. Outro ponto muito forte são as atuações que fortalecem a trama. Tom Hardy está espetacular em seu papel e Nick Nolte, apesar de mais esquecido agora, já foi cogitado para o Oscar e ao meu ver merece se lembrado. Este é um filme praticamente completo, pois seu enredo é denso e digno e as lutas estão incríveis e emocionantes.
2° Meia Noite Em Paris - Veja Comentário |
Woddy Allen merece ser lembrado este ano, pois Meia Noite em Paris é um filme lindo e com uma bela mensagem transmitida nas entrelinhas. Quem nunca afirmou: " No meu tempo que era divertido, fazíamos isso e aquilo...". Essa é uma das grandes verdades do ser humano...Ele nunca está satisfeito com as coisas o antigo sempre é melhor do que o novo. Tudo isso foi passado com bom humor e com cenários e ambientações lindos. Merece destaque!
3° Histórias Cruzadas - Veja Comentário |
Este é o típico filme que a crítica gosta e que me animou bastante. Apesar de ser um pouco lento, se mostrou uma grata surpresa e nos entregou interpretações maravilhosas. Viola Davis está incrível, Bryce Dallas e Jessica Chatains estão lindas, Octavia Spencer supera todo mundo com um magnífico trabalho e Emma Stonne acompanha do ritmo do grande elenco com dignidade. Gosto da luta contra o racismo, detesto a descriminação e por isso mesmo que terminei gostando tanto dessa produção.
4 ° A Pele Que Habito - Veja Comentário |
Pedro Almodôvar retornou aos cinemas com um filme muito intenso e interessante. Mantendo seu estilo mais lendo, porém inquietante, dessa vez ele nos propôs uma viagem em torno da vida de uma pessoa que só pode ser considerada louca. O filme é de nos deixar boquiabertos por tentar entender como aquilo era real e como era possível surgir um sentimento de amor de uma situação como aquela. Fica honrosamente entre os melhores do ano.
5° Tudo Pelo Poder - Veja Comentário |
1 Comente Aqui! :
Parabens pelo retrospectiva bem ampla, fiquei na dúvida entre trazer os filmes desde o inicio do ano ou depois do oscar, enfim. Coragem sua em colocar GUERREIRO como melhor do ano, mas concordo com quase todas suas considerações. Jessica Chastain musa e revelação do ano! Grande Abraço!
Visite meu novo blog, siga, linke, faça o que quiser...heheh
http://espectadorvoraz.blogspot.com/
Postar um comentário