Crítica: Um Homem Misterioso (The American)

1 de janeiro de 2012 2 Comente Aqui!

Quando massivamente reclamamos dos títulos traduzidos, para língua portuguesa, temos um propósito. Certas vezes isso pode ser até mesmo perigoso e gerar expectativas que não comportam com o que será apresentado em cena. Convidei um monte de amigos e fomos escolher o filme, da noite, na Vídeo Hobby. Após muita discussão e várias opções, terminamos decidindo pelo filme Um Homem Misterioso, pois aparentava ser um interessante longa de ação e contava como ator principal George Clooney, que na minha opinião não se mete em qualquer besteira. Caímos no conto do vigário, pois fazendo uma conta básica, somamos o título do filme ao nome de Clooney e adicionamos uma sinopse que aparentava ser um típico thriller de ação norte-americano. O resultado seria uma película bem parecida com o bom "Conduta Risco", também interpretado pelo ator em 2007, que terminaria agradando a todos.

A verdade de tudo isso é que o título original na trama é "O Americano" e o longa se desenvolve de uma maneira bem lenta, que terminou se tornando monótoma pela expectativa criada por todos. Não há uma sequência de luta, não há combates e nem mesmo explosões. Outro ponto negativo foi a sinopse que tivemos acesso que dava a entender que o personagem principal seria uma assassino de aluguel, porém outra verdade é de que o personagem de Clooney não seria nada além de fornecedor de armas. Ele é o típico cara contratado para fabricar armas conforme a necessidade do cliente e de sua missão.

Diante dessa situação, interagimos com um cara que ganhou alguns inimigos na vida e que é obrigado a viver sozinho. Após ter sido descoberto e sofrido ataque na Suécia, Jack - personagem principal, encontrou em um pequeno interior da Itália seu refugio. A situação lhe obrigou a ser uma pessoa de poucas palavras e que não pretende interagir com a população local. O jogo muda quando após conhecer Clara, uma charmosa prostituta, ele resolve mudar de vida e realiza um último trabalho para conseguir mudar de vez de profissão.

Geralmente após assistir uma produção, faço uma busca para saber os detalhes do longa e fiquei abismado por notar que grande parte da crítica internauta se demonstrou muito favorável ao filme. Infelizmente vou ter que descordar de quase todos e dizer que a trama ,baseada no best-seller "A Very Private Gentleman" escrito, por Martin Booth, não convence e não me apresentou nenhum conteúdo. Achei os personagens vazios e suas motivações pouco convincentes. Não consigo entender como Jack se apaixona por Clara após duas noites de sexo e que isso seria motivo para mudar o rumo de sua vida. Não gostei da lentidão do desenrolar da trama e não indico a produção, que até agora não sei dizer se pode ser vendido como ação ou como drama.


Trailer do Filme:

2 Comente Aqui! :

  • juli disse...

    Vc disse tudo que eu gostaria de opinar a respeito desse filme!!! Sua crítica está muito boa, ao contrário do filme :) Não entendo como Clooney foi se meter numa barca furada dessas...

  • Camila Neves disse...

    Nota 4? tudo isso? Nossa, acho que vc foi bonzinho demais, e me espanta saber que outras pessoas deram notas a cima desta a esse filme...
    boa critica! ;)

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...