Crítica: Sherlock Holmes 2: O Jogo de Sombras (Sherlock Holmes: A Game of Shadows)

14 de janeiro de 2012 0 Comente Aqui!

Para a alegria dos que curtiram o último filme do detetive mais famoso do mundo e tristeza dos fãs mais radicais chega as telas um novo filme envolvendo Sherlock Holmes. Novamente comandado por Guy Ritchie (Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes) o filme mantém o ritmo de sua última produção, cheio de ação, cenas engraçadas e muita aventura; um pouco distante do escritos originais de Sir Arthur Conan Doyle (que tendem a focar mais no mistério e suspense). A nova produção também conta com mais personagens dos livros clássicos e mais investimento do estúdo. O novo filme conta também com mais cenas usando efeitos especiais e uma trilha mais agitada.

No filme Sherlock Holmes suspeita que o aclamado Professor Moriarty (Jared Harris) seja o mandante de uma série de crimes. Mesmo sem as pessoas acreditarem nessa possibilidade Holmes começa investigar as ações do Moriaty e tentar entender o que este deseja. A investigação torna-se cada vez mais perigosa à medida que leva Holmes e Watson de Londres para França, Alemanha e, finalmente, para a Suíça. Mas o astuto Moriarty está sempre um passo à frente e constroí uma teia de morte e destruição - tudo parte de um plano maior que, se bem sucedido, irá mudar o curso da história.

O filme se sustenta muito no charme de Robert Downey Jr (Homem de Ferro 2, Sherlock Holmes, Um Parto de Viagem) e sua sintonia com Jude Law (RepoMen - O Resgate de Órgãos, O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus, Contágio) que continuam muito bem vivendo os papeis do famoso detetive e do seu filme escudeiro. Em muitos momentos durante a projeção a direção recorre ao talento cómico de ambos para dar um clime mais divertido a esta nova produção.

A grande adição para esta nova aventura foi a do vilão Moriarty muito bem interpretado por Jared Harris; já fazia algum tempo desde que ví um antagonista tão bem delineado.  A minha grande decepção foi com Noomi Rapace (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres), não que ele tenha tido um atuação ruim, mas nem a produção ou o diretor souberam criar uma personagem que desse vazão ao talento da atriz. Achei também estranha e desnecessária a presença de Rachel McAdams (Meia-Noite em Paris, Uma Manhã Gloriosa, Intrigas de Estado) no filme, pela pouca relevância que ele teve na história era melhor nem tela incluído nesta nova produção.

Depois do sucesso do 1° filme Ritchie cosegue trabalhar um pouco melhor esta nova produção e imprimir a sua marca no mundo de Sherlock Holmes. Nsta nova produção ele adciona personagens muito importantes para a mitologia do famoso detetive como seu irmão e o seu arqui-inimigo. E ainda que esteja bem longe dos escritos de Sir Arthur Conan Doyle ele consegue fazer um bom filme, mais divertido e intrigante que a produção anterior. Como um filme de ação é bem legal e embora esteja longe de ser um filme policial (ou de detetive) é uma produção bem interessante e que merece ser prestigiada.

Nota: 8,5


Trailer:

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...