Crítica: Roubo Nas Alturas (Tower Heist)

17 de janeiro de 2012 2 Comente Aqui!

Muitos são os filmes lançados sobre roubos mirabolantes. Onze Homens e Um Segredo, e suas duas sequências, O Plano Perfeito e Sem Saída, são alguns que eu consigo me lembrar rapidamente para escrever o texto. Roubo nas Alturas está mais próximo da franquia Onze Homens e Um Segredo, mas serve mais como um filme de comédia do que um filme inteligente sobre ladrões profissionais. Na verdade é grande conclusão que eu tirei disso tudo é que se trata realmente de um filme de amadores, que juntos terminam fazendo coisas cômicas, o que termina dando certo, para quem não espera nada além disso.

A trama está baseada no personagem Josh Kovacs, o gerente de um prédio de luxo, que tem muito orgulho do seu trabalho, é muito competente no que faz e idolatra o seu patrão. Kovacs tem tanto orgulho de  Arthur Shaw, que, sem perguntar a mais ninguém, ele deu o dinheiro da aposentadoria de todos os funcionários do prédio para que ele pudesse investir em mais um dos seus negócios. O problema de tudo isso é que Shaw é corrupto e ganhou dinheiro na vida fazendo transferências indevidas com o dinheiro de outras pessoas. Irritado e desesperado com a situação, Josh Kovacs "contrata" um ladrão profissional para lhes ensinar as artimanhas do meio, capazes de lhes fazerem reaver este dinheiro, que supostamente está em um cofre, na cobertura do edifício.

Eddie Murphy, Ben Stiller, Casey Aflleck, Matthew Broderick e Michael Peña fazem parte de um elenco principal bem interessante. Aliás, pode-se dizer que o filme funciona por conta deles. Stiller faz aquele jeito sério, que já vimos outras vezes em seus filmes mais recentes. Casey Afleck não foge muito do que estamos acostumados a ver, Michael Peña está muito bem como o hispânico cômico e Mathew Broderick mostra muita segurança ao desenvolver seu personagem, ex rico de Wall Street. Deixei para falar por último daquele que parece estar ganhando uma segunda chance na vida. No anos 80 ele era o dono das comédias Hollywoodianas, mas seus trabalhos recentes estavam lhe limitando a viver obesos e a fazer dublagens. Eddie Murphy volta aqui com tudo e rouba todas as cenas que está presente, demonstrando não ter perdido a veia cômica do passado.  Seu personagem promove os melhores momentos da trama e aqueles que fazem com o que espectador pense estar diante de um filme muito do que realmente é. Quero abrir aspas para a participação de  Gabourey Sidibe, que foi indicado ao Oscar 2010 pela bela atuação em Preciosa. Alan Alda é outro que está muito bem no papel do vilão, que é doce e odiável ao mesmo tempo.

Roubo nas alturas é um filme divertido, porém muito abaixo dos outros filmes do gênero. A intenção do diretor,Brett Ratner, foi simplesmente a de entreter, pois o plano é tão vazio que o filme não explica como algumas coisas podem ter sido feitas, simplesmente aparecem como se tivessem dado certo. Com isso seu roteiro se mostra vem falho e impensado, o que deixa o fim meio decepcionante. Assista, pois Murphy vai lhe garantir gargalhadas e seu desenrolar é divertido, mas esqueça um final inteligente, pois este é desapontante.




Trailer Legendado:


2 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...