Crítica: Os Descendentes (The Descendants)

23 de janeiro de 2012 2 Comente Aqui!

Hoje fomos assitir ao filme Os Descendentes, que chega essa semana nos cinemas brasileiros. Um filme que fui ver com boas expectativas prinpalmente pelos prêmios que vem colecionando, incluindo os Globos de Ouro de Melhor Filme de Drama e Melhor Ator Dramático para George Cloney. Por causa dos prêmios e também das críticas positivas que a produção recebeu ele é apontando com um dos favoritos ao Oscar deste ano.

Quem dirige o filme é o talentoso e recluso Alexander Payne que dirigiu anteriormente os filmes Sideways - Entre Umas e Outras e As Confissões de Schmidt. Payne novamente conduz um filme muito sóbrio, focando nas relações familiares sem cair no lugar comum enquanto tira risadas e lágrimas do público. A produção também é muito interessante por fazer uma homenagem ao Havái, um estado pouco representado nos cinemas americanos. Ao longo do filme tem algumas cenas que realçam a beleza natural do lugar e a trilha foi feita priorizando músicas de compositores locais.

No filme conhecemos Matt King (George Clooney - Tudo Pelo Poder, Um Homen Misterioso, Amor Sem Escalas) que é um marido indiferente e pai de duas meninas, que é forçado a reexaminar seu passado e abraçar seu futuro depois que sua esposa sofre um acidente de barco em Waikiki. O trágico acontecimento acaba por aproximar Matt das filhas, o que o ajuda na difícil decisão de vender um terreno herdado da família.

Assim como nos filmes anteriores, Payne foca no cotidiano para fazer um filme de drama mais pessoal e com isso extrai todo o talendo de Clooney. Quem também faz um trabalho interessante é a jovem Shailene Woodley, ela vive a sua filha adolescente que o ajuda nesse processo de aceitar e lidar com a perda de sua mulher. Os outros personagens dessa jornada são bem singulares destes eu destaco o amigo da filha, que também teve uma perda recente em sua vida e proporciona os momentos mais engraçados do filme e o sogro rabugento vivido pelo veterano Robert Forster.

Os Descendentes é um filme muito bom, um drama de qualidade com um bom roteiro, boas atuações, que faz o espectador sair da sua zona de conforto proporcionando também uma jornada interessante. Os fãs de cinema que gostam de dramas devem dar uma conferida nessa produção. Os apreciadores de outros gêneros podem e devem arriscar porque é uma produção feita na medida para agradar a todos proporcionando reflexão assim como algumas risadas.


Trailer:

2 Comente Aqui! :

  • Camila Leite disse...

    Eu estava louca para assistir esse filme, e depois dessa sua crítica, estou com mais vontade ainda.
    Me apaixonei pelo trailer do filme (que assisti enquanto esperava Sherlock Holmes)
    E gostei muito da sua crítica, leve, clara e objetiva. Eu não me ligo muito nesse lance de Diretor e tudo (falha minha confesso) mas acredito que como o filme tem sido realmente muito cotado, eu deva prestar mais atenção nisso. E Clooney como sempre, dando um show de atuação, ganha o público! :]
    HAHA - desculpe eu falo demais.
    Abraços.
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

  • Silvano Vianna disse...

    Que nada Camila, seja bem vinda e volta sempre que puder e quiser ao Cinema Detalhado. O filme realmente é muito bom, recebeu algumas indicações merecidas ao Oscar desse ano também e estréia nos cinemas brasileiros nessa semana.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...