Crítica: Millenium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (The Girl With The Dragon Tattoo)

24 de janeiro de 2012 5 Comente Aqui!

Hoje fui conferir o remake de Os Homens que Não Amavam as Mulheres e me surpreendi com o resultado. Eu acho que fui um dos poucos a assitir a 1ª trilogia toda (devo colocar a crítica dos outros filmes em breve) e pensei que essa refilmagem era totalmente desnecessária principalmente porque o projeto sueco aconteceu há pouco tempo atrás. Tive medo dessa adaptação sofrer muitos cortes em cenas importantes ou interferências do estúdio que modificassem em demasia a história - felizmente nada disso aconteceu.

Quem dirige o filme é o talentoso e já consagrado David Fincher (O Clube da Luta, Seven), acho que ele foi o grande fator do sucesso desta produção. A direção como sempre esta muito boa e Fincher consegue imprimir a sua própria marca nessa readaptação, conseguindo nos brindar com um filme ainda melhor que a adaptação sueca. Achei principalmente que a narrativa foi mais coesa conseguindo explicar coisas que ficaram um pouco soltas na 1ª adaptação, especialmente com relação ao desfecho do caso investigado e a vida anterior de Salander.

Logo no início do filme conhecemos um respeitado jornalista Mikael Blomkvist (Daniel Craig - Cowboys & Aliens) investigativo que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström. Com este resultado desfavorável a credibilidade de seu trabalho afeta diretamente a Millennium, a revista que ele é editor e um dos sócios. Henrik Vanger (Christopher Plummer (Toda Forma de Amor, O Plano Perfeito) um poderoso empresário sueco lhe oferece dinheiro e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de sua sobrinha.

Ele então segue as pistas do caso que ocorreu em 1966 em uma ilha sueca. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada que por coincidência seria o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer ou ser morta. Para tentar solucionar este caso ele vai se envolver em uma trama familiar marcada por muitos resentimentos e mistérios. Somente com o auxílio da reclusa Lisbeth Salander (Rooney Mara - A Rede Social), que conta com uma mente infatigável para a busca de dados ele percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet.

Na 1ª adaptação a atriz Noomi Rapace (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, Sherlock Holmes: O Jogo das Sombras) nos brindou com uma atuação magistral que eu achava muito difícil de ser repetida pela ainda desconhecida Rooney Mara. A jovem atriz que já trabalhou anteriormente com Fincher se entregou ao papel e fez uma personificação de Salander tão boa que teve o seu trabalho reconhecido com uma merecida indicação ao Oscar deste ano. Aliás uma das grandes vantagens desta adaptação é o elenco que é mais talentoso e versátil contando também com as presenças dos veteranos Christopher Plummer e Stellan Skarsgård (Melancolia, Thor). A trilha sonora é outro fator de destaque e novamente Trent Reznor entrega um ótimo trabalho que também recebeu uma indicação ao Oscar deste ano.

Millenium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres entra em cartaz nesse fim de semana e é um filme que merece ser visto "novamente". Achei que essa nova adaptação começou com o pé direito, pois entrega ao espectador um filme mais coeso e completo do que a sua 1ª versão. Além disso o espectador estará vendo o deslanchar da carreira de uma atriz que promete ter mais papéis de destaque no futuro.


Trailer:

5 Comente Aqui! :

  • Camila Leite disse...

    OMG! OMG! Ontem fui ao cinema, só para ver se já havia estreado esse filme. Com toda certeza é um dos mais esperados (pelo menos por mim)
    Adorei a crítica e obrigado pelo comentário e por me linkar :]
    Estou ansiosa para ver o filme e quando assistir venho dar meu veredito!
    Um Beijão!
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...