Crítica do Filme: J. Edgar (J. Edgard)

28 de janeiro de 2012 4 Comente Aqui!



Essa semana entra em cartaz nos cinemas brasileiros o novo filme de Clint Eastwood (Cartas de Iwo Jima, A Conquista da Honra, Menina de Ouro, Gran Torino)que conta também com a presença do astro Leonardo DiCaprio (O Aviador, A Origem, Foi Apenas um Sonho, A Ilha do Medo). Antes do anúncio do Oscar o filme era um dos cotados a receber muitas indicações nesse ano. Era difícil pensar que uma dupla formada entre Eastwood e DiCaprio não rendesse um ótimo filme. mas como sabemos o filme ficou de fora do Oscar nesse ano e após assiti-lo consigo entender o motivo.

Clint Eastwood é um dos diretores que mais gosto, conseguindo construir uma carreira por trás das câmeras ainda mais completa do que era como ator. Geralmente ele faz boas produções, reflexivas, intimistas, um pouco mais lentas e densas, mas com um resultado final que agrada o espectador - infelizmente isso não aconteceu dessa vez. O roteiro ficou por conta de Dustin Lance Black, que ganhou um Oscar por Milk - A Voz da Igualdade e chega a ser estranho pereceber que ele escreveu um filme em que a homossexualidade de Hoover não se concretiza. Se a intenção do filme era conhecermos a mente e a vida de J. Edgar Hoover infelizmente muita coisa fica no plano das suposições, pois a obra é superficial em alguns momentos.

O filme conta a vida de Hoover, o ex-diretor e praticamente fundador do FBI a polícia federal americana. Ele foi diretor da organização até sua morte, em 1972. Hoover era conhecido por ser um homem dedicado à justiça e que teve uma vida pessoal foi bastante conturbada. O diretor foi acusado de ser homossexual e se travestir em segredo. Seu grande feito foi a modernização da polícia americana durante a década de 30, trazendo métodos científicos para as investigações dos crimes.

O elenco que conta também com a presença de Judi Dench (Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas), Naomi Watts (Jogo de Poder, Destinos Ligados) e Armie Hammer. Desses, gostei bastante da atuação de Dench e principalmente do jovem Hammer que tem uma atuação convincente. Hammer anteriormente recebeu elogios da crítica por sua atuação dos gêmeos Winklevoss em A Rede Social e aqui em J. Edgar novamente vai muito bem. Para mim a atuação de DiCaprio ficou a desejar nesse projeto, comparado com outros filmes parece que ele não estava muito a vontade dentro deste papel e concordo com a sua ausência das indicações do Oscar nesse ano.

Acho que infelizmentre o resutado final de J. Edgar, assim como Invictus, é um filme biográfico que não se aprofunda em várias questões que envolvem o protagonista e deixa muitas passagens vagas. O espectador termina não se conectando com o protagonista, que na melhor das hipóteses soa como excêntrico. Ao final da projeção eu também sai com muitas dúvidas a respeito das atitudes de Hoover e sem entender o que o motivou durante a sua vida. Não quero dizer que é um filme ruim, mas é uma produção que poderia ser muito mais prazerosa ou contundente ainda mais se tratando da vida de uma pessoa tão polêmica e pelos nomes envolvidos nesse projeto. Aos espectadores acho que vocês podem assistir a produção, mas devem baixar um pouco suas expectativas para não sairem frustrados.


Trailer:

4 Comente Aqui! :

  • Tiago Britto disse...

    Armie Hammer com certeza tinha que ser indicado. O Jonah Hill é engolido por ele com essa atuação fantástica. Outro grande pecado é o de não indicar a Maquiagem do filme, que achei estupenda. Leonardo DiCaprio está muito bem também!

  • Camila Leite disse...

    Eu estava cheia de expectativas com relação ao filme, uma pena que o filme não se aprofunda em questões importantes do protagonista!
    Ainda pretendo vê-lo, mas com o olhar bem crítico e duvidoso!
    Beijos

    Camila Leite
    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...