Crítica do Filme: A Better Life (A Better Life)

29 de janeiro de 2012 2 Comente Aqui!

Podemos muitas vezes criticar a Academia do Oscar por não concordar com a ausência, na lista de indicados, de algum nome do qual gostamos. De certa forma, podemos perceber que sempre existem muitas pessoas boas no mundo todo e que eles tem na mão uma obrigação muito séria. Confesso que quase dei um pulo da cadeira quando não vi Leonardo DiCaprio (A Ilha do Medo) ou Michael Fassbender (X-Men: Primeira Classe) indicados ao prêmio de Melhor ator, principalmente quando aquele que lhes tirou a vaga era um cara que eu não conhecia e fazia parte de uma obra que tinha passado despercebida por mim. Até que ponto o meu pensamento estava correto? Só quem assistir "A Better Life" poderá presenciar uma das interpretações mais tocantes do ano e perceber que no grupo de atores não badalados há grandes artistas.

A Better Life é o mais novo trabalho do diretor Chris Weitz, que ficou conhecido por seus trabalhos na franquia American Pie e por dirigir o segundo filme da Saga Crepúsculo: Lua Nova.  O roteiro, escrito por Erick Eason, é inspirado na obra de Roger L. Simon e é originalmente conhecido como The Gardener, ou o possível nome em português: O Jardineiro. A trama segue a vida de Carlos Galindo, um imigrante ilegal que trabalha como jardineiro na cidade de Los Angeles. A vida para ele não é fácil e ele a encara como uma batalha constante para que seu filho possa ter uma vida melhor do que a dele foi. A questão é que um dia ele decidiu que estava na hora de ser seu próprio patrão e comprou a caminhonete de seu antigo parceiro. O que ele não sabia era que estava neste momento mudando de vez o rumo de sua vida.

A maneira que o longa é conduzido me fez recordar um dos filmes mais idolatrados dos últimos anos. Os acontecimentos são tristes e carregados de sofrimento, como em "À Procura da Felicidade". Clichês estão presentes por muitos momentos, mas graças a estupenda atuação de Demian Bichir, nos conectamos com a história e deixamos quaisquer preconceito ou barreira para trás. Queremos ver e interagir com aquele homem integro, de boa índole e que faz de tudo para permitir que seu filho tenha algo a mais do que ele teve. Outro ponto forte é a boa trilha sonora composta por Alexandre Desplat (O Discurso do Rei), que se demonstra o melhor artificio para ajudar o protagonista a brilhar.

Posso questionar que alguns aspectos poderiam ser mais explorados e dizer que o longa é em sua síntese muito simplista ou até mesmo otimista demais. Por um agrado do passado, Carlos toma uma decisão de recompensar aquele que antes foi bom e termina levando um grande choque. Infelizmente no mundo em que vivemos, e principalmente na situação dele, pessoas aparentemente de bom coração, fazem loucuras para sobreviver. Temas como as gangues mexicanas não foram explorados e poderiam dar mais embasamento para a obra, pois estão ali apenas como uma opção de vida. Outro tema que seria a policia americana responsável por patrulhar a fronteira passa praticamente despercebido.

Basicamente, A Better Life é um filme tocante e comovente que poderia ser algo grandioso. A direção não soube aproveitar assuntos, mas a grande atuação de Demian Bichir lhe tornou digno de uma boa avaliação. A conexão com os personagens é eminente e a representação do drama é maravilhosa.


Trailer do Filme:

2 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...