Crítica do Filme: Chico e Rita (Chico & Rita)

31 de janeiro de 2012 1 Comente Aqui!

Continuando nossa cobertura do Oscar 2012 (Veja os Indicados), assisti a mais uma animação que deixou todo mundo de boca aberta por sua indicação. O longa passou completamente despercebido por quase todos, mas após conferir acho que é um trabalho de qualidade, apesar de acreditar que ainda não é capaz de superar os esquecidos pela academia. O filme é, em sua essência, um romance/drama, porém na verdade é um grande tributo a música.

A trama do longa, contada por meio de flashbacks, nos apresenta de cara um Chico velho e trabalhando como engraxate em uma Cuba mais recente. Seu olhar é de tristeza e alguma coisa em seu passado não lhe deixa ser feliz. Em suas recordações, percebemos que antigamente ele era um talentoso pianista e que certo dia conheceu Rita, uma cantora linda e radiante. Chico enxerga nela mais do que uma mulher maravilhosa, mas o que lhe faltava para vencer um festival de música. Junto com a vitória e o sucesso em Cuba, aflorou em ambos um amor imenso e verdadeiro, porém em uma dessas peças que a vida nos prega, eles se viram separados pelo destino, enquanto ela foi para Nova Iorque e ele permaneceu em Cuba. Assim se desenvolve um romance com diversas idas e vindas, com traições e disputas de ego regados de muita, mas muita música.

Existem diversos clichês na trama e por algumas vezes ela se desenrola de uma maneira muito lenta, que faz o espectador perder o foco e a concentração. O filme poderia ser melhor, mas é algo digno e interessante. Não  sei se merece uma indicação, mas é um trabalho diferente de todas as animações que estamos acostumados a ver. O enfoque é adulto mesmo e nele há, entre diversas coisas, até mesmo crítica social. A cultura latino-americana é retratada com louvor e remetem a diversas história verídicas de músicos, exemplificados em Chico e Rita, que largaram suas origens para se arriscar em solo americano.

Chico e Rita é um longa elegante, que tinha potencial para ser algo mais. O romance em si é interessante, mas bons mesmo são os enfoques sociais. Rita cantava em diversos hotéis luxuosos, interagia com pessoas brancas, mas não podia dormir em nenhum deles. Chico enfrentava preconceito e o acontecimento que mudou o rumo do casal de vez, foi tratado como uma simples atitude negra. Talvez esse pensamento atrelado ao Jazz fizesse um trabalho mais cativante, porém no conjunto é um filme acima da média.

Em suma, Chico e Rita é uma película interessante, que conta com uma fotografia muito legal, que representa muito bem diversos países, com uma trilha sonora muito boa, mas que em seu contexto peca um pouco e deixa de prender a atenção durante parte de sua execução. Dá suas derrapadas, mas agrada.



Trailer do Filme:

1 Comente Aqui! :

  • Anônimo disse...

    poxa, nem falou da ambientação do filme! A trama pode pecar pelo cliche mas tem uma pesquisa ótima, sem contar que todos os músicos (com exceção do Chico e da Rita) existiram de verdade!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...