Top Five - Filmes de Ficção Científica dos Anos 1980

1 de dezembro de 2011 3 Comente Aqui!

Guerra nas Estrelas (conhecido hoje como Episódio 4: Uma Nova Esperança) trouxe uma nova era para o cinema. Um blockbuster de primeira grandeza, sua revolução veio em vários níveis, dos efeitos especiais inovadores à ser possível fazer, mais uma vez, uma estória com mocinhos e bandidos tradicionais, numa década marcada pelo pessimismo e pela ambiguidade moral da Nova Hollywood. Guerra nas Estrelas também provou que a ficção científica podia ser um gênero lucrativo...

O Império Contra-Ataca (1980)


Falar qualquer coisa sobre o universo de Guerra nas Estrelas é uma tarefa inglória. Basta dizer que o segundo filme da saga (ou o quinto?) é o mais sombrio da "primeira" trilogia (e também considerado o melhor dos três). O Império Contra-Ataca traz desenvolvimentos decisivos: a Princesa Leia e Han Solo se envolvem, Luke Skywalker começa a treinar com o mestre Yoda e, no final, ele descobre quem é o seu verdadeiro pai. Imperdível, assim como os outros filmes dessa lista.

Blade Runner - O Caçador de Andróides (1982)


Além de já ter feito uma resenha sobre a trilha dele, Blade Runner está no meu Top-5. Será que eu gosto desse filme? Provavelmente a melhor produção de Ridley Scott (e do gênero sci-fi como um todo), Blade Runner teve de tolerar a incompreensão da mídia especializada e as politicagens internas da Warner por algum tempo antes adquirir o seu merecido status de "clássico" que tem hoje.

O Exterminador do Futuro (1984)


Antes de hipnotizar o mundo com Avatar (2009) e Titanic (1997), James Cameron dirigiu esse clássico homem vs. máquina. A trama todo mundo sabe: num futuro não-tão distante, um supercomputador chamado Skynet provoca um holocausto nuclear praticamente dizimando a humanidade. Os sobreviventes são caçados e mortos até surgir John Connor, que lidera a resistência contra as máquinas. A Skynet revida, enviando um ciborgue para assassinar a mãe de John, Sarah, antes dele nascer. O ex-Mister Universo Arnold Schwarzenegger, recém-saído de Conan o Bárbaro (1982), fez aqui o papel que lhe lançou para o estrelato.

Brazil - O Filme (1985)


Terry Gilliam, parte da trupe original de Monty Python, dirigiu essa distopia sobre um funcionário público esmagado pela burocracia ineficiente de um futuro cinzento e tedioso. Ele é eventualmente confundido com um terrorista (Robert de Niro) e sua vida é virada pelo avesso. Brazil pesca do expressionismo alemão e do livro 1984 de George Orwell, e faz daquele humor tipicamente britânico uma arma contra o totalitarismo. Uma curiosidade: o título do filme foi inspirado por "Aquarela do Brasil" (1939), de Ary Barroso

Robocop, o Policial do Futuro (1987)


Robocop foi o primeiro grande sucesso do holandês Paul Verhoeven, diretor de O Vingador do Futuro (1990) e Instinto Selvagem (1992). Tendo como cenário uma Detroit paralisada pela corrupção e violência, o filme se destacou por fazer uma sátira corrosiva da cultura yuppie dos anos 1980... E por ser ultra-violento: a cena onde o policial James Murphy (Peter Weller) é desmembrado à base de tiros pela quadrilha de Clarence Boddicker (Kurtwood Smith) causou furor na época.

3 Comente Aqui! :

  • Zé Felipe Sá disse...

    Ketcha, o filme "Jornadas nas Estrelas II: A Ira de Khan" (1982) é realmente muito bom - é considerado a melhor das adaptações de "Star Trek" para o cinema, inclusive. Infelizmente só posso escrever sobre cinco títulos, e algumas produções interessantes acabam ficando de fora.

    Grande abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...