Crítica: O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball)

29 de dezembro de 2011 2 Comente Aqui!

O filme é baseado no livro Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game de Michael Lewis, que por sua vez é baseado na história verdadeira de Billy Beane, gerente geral do time de beisebol do Oakland Athletics. Moneyball se foca nas tentavias de Beane de criar um time competitivo para a temporada de 2002 de Oakland, apesar da situação financeira desfavorável da equipe, usando uma sofisticada análise estatistica dos jogadores. O filme se centra em Billy Beane e sua chegada no Oakland Athletics como gerente geral. Através da análise de uma nova abordagem para escolher jogadores, Beane tenta criar um time de basebol competitivo e a um custo muito menor.

Assim como Margin Call eu acho que  assistir Moneyball exige uma preparação anterior para que o espectador entenda um pouco melhor essa obra. Dos filmes de beisebol que me vem a mente o que melhor pode ajudar os leitores é Sorte no Amor, um filme bem legal e que explica alguns detalhes desse jogo que os americanos tanto gostam. Ainda assim os leigos poderam ver o filme e gostar bastante, pois é um película muito agradável de assistir que conta com boas atuações e um bom roteiro.

Coube a Aaron Sorkin (Jogos de Poder) roteirizar esta produção, que sofreu um pouco para chegar as telas. Desde 2007 o estúdio buscava um diretor e um roterista para fazer essa adaptação sair do papel. Quando Benett Miller que indicado ao Oscar por seu trabalho como diretor de Capote, assumiu a produção as coisas começaram andar melhor. Miller faz um jogo de flashbacks interessantes mostrando um pouco da história pessoal de Beane (um ex-jogador sem sucesso)e contrapondo com o momento atual de sua vida.

Grande parte do sucesso de crítica desta produção esta nas boas atuações de Brad Pitt (A Árvore da Vida, Bastardos Inglórios, Clube da Luta) e Jonah Hill (O Pior Trabalho do Mundo, Como Treinar o Seu Dragão); ambos vão muito bem nas telas especialmente nos momentos em que contracenam juntos. Quem dá um suporte também é Philip Seymour Hoffman (Tudo Pelo Poder, , Os Piratas do Rock), mesmo com a sua participação bem limitada ele manda muito bem. Outro destaque foi a trilha sonora muito boa que compõe o filme perfeitamente, uma das melhores deste ano.

O Homem que Mudou o Jogo é um filme bem legal, que fala sobre basebol e a vida. O filme mostra que as vezes é mais importante arriscar do que continuar na mesmice de sempre. Na vida algumas certezas podem e devem ser questionadas, mas é difícil mudar o pensamento das pessoas e as vezes até o nosso. Gostei muito do resultado dessa obra que me emocionou bastante e também por tratar de um esporte que gosto muito e infelizmente é pouco apreciado no Brasil. Quem quiser pode dar um conferida que não vai se arrepender, a produção deve chegar aos cinemas brasileiros no início de Fevereiro.




Trailer:

2 Comente Aqui! :

  • juli disse...

    O filme é mto bom! E Brad como de costume dá um show :) A trama é mto envolvente. Concordo plenamente com a sua dica, é preciso entender um pouco de beisebol para não "voar" durante o filme. Confesso que não fosse pelas brilhantes explicações do meu namorado, que entende mto do assunto, durante o filme eu não teria entendido o filme em sua totalidada.

  • Rodrigo Galbieri disse...

    Com certeza o filme tem "conteúdo" (importância de arriscar para sair da mesmice, a dificuldade de quebrar paradigmas,por exemplos). Mesmo assim, achei o filme bem arrastado. Apesar de não manjar muito de baseball, eu amo esportes em geral, mesmo assim eu achei o filme "técnico" demais (precisa sim gostar de baseball - e MUITO - para apreciá-lo... Eu não recomendo a ida ao cinema para vê-lo.. para a maioria será um tédio...(minha opinião).

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...