Crítica: Guerreiro (Warrior)

17 de dezembro de 2011 6 Comente Aqui!

No ano passado um filme sobre boxeadores, O Vencedor, apareceu como um dos melhores filmes do ano, sendo indicado a categoria de melhor filme do Oscar e ainda conquistando a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante , pelas incríveis atuações de Christian Bale (O Grande Truque) e Melissa Leo (Rio Congelado). Em 2011 o filme de artes marciais que se destacou e que sem sombra de dúvidas está entre os melhores do ano é O Guerreiro, que toma como base o MMA, esporte que mais cresceu em 2011 e passou a ser febre no Brasil. Este é um gênero que geralmente agrada o público e na direção de Gavin O’Connor (Força Policial) não decepciona, conseguindo entreter o público com boa história, belo ritmo, e muita, mas muita mesmo, pancadaria.

Tommy Conlon é um ex-Marinheiro, que está com o passado lhe perturbando e que busca a todo custo encontrar a paz que há muito tempo perdera.  Ao saber da existência de um grande torneio de MMA, o rapaz entende que é hora voltar para casa e oferecer a seu pai, alguém que para ele não tinha importância, a função de seu treinador e apenas isso. Paddy, pai te Tommy, é um ex treinador que luta constantemente contra o álcool e que exatamente por este mal, perdeu o respeito daqueles que o amavam. Brendan, o outro membro da família, é um professor de física que vive o drama de tentar sustentar a sua família com dignidade. Ex lutador, ele encontra neste torneio a chance de conseguir o dinheiro necessário para manter a casa, que está em risco.  Sem saber, os dois irmão vão lutar este torneio. Um sendo o favorito e outro o azarão.

Este é o tipo do filme que podemos imaginar o final e que a chance de acertá-lo é bem grande. Na verdade acertei seu fim com mais ou menos 15 minutos de trama. A questão é que o desenrolar dele é diferente do que pensamos e a coisa não fica presa apenas ao trâmite violento da luta. Entender as motivações dos personagens é fundamental para fazer com que a ação no ringue seja mais verídica e obtenha mais atenção do espectador. Esta é uma história da busca por redenção e da união de uma família que parecia jamais ser capaz de se amar. Três homens, cada um com seus remorsos e rancores. Um pai que abre mão dos filhos, um filho que abdica da mãe e outro que carregou consigo o peso de todos os problemas que poderia suportar.

A atuação de Nick Nolte (O Zelador Animal) tem tudo para lhe reder ao mínimo uma indicação. Seu semblante de pai arrependido e em busca por perdão é perfeito. O desenvolvimento de seu personagem é majestoso e não tem quem não sinta, raiva e pena de seu personagem. Tom Hardy (A Origem) tem a faca e queijo na mão para se tornar um dos grandes do cinema. É impressionante o vigor físico do rapaz e sua dedicação. Ele literalmente parece um monstro em cena e me deixou mais ansioso ainda para ver sua aparição como Bane, no ano que vem, em Batman o Cavaleiro das Trevas Ressurge. Fechando o trio de protagonistas ainda temos Joel Edgerton, que no ano passado já tinha impressionado em "Reino Animal" e que neste ano continua grandioso. Não seria de se espantar se a Hardy e Edgerton recebessem indicações as mais cobiçados prêmios do cinema em 2012. As atuações fazem desse filmes maior do que seria e elenco está de parabéns.

O  filme tem uma grande mensagem, emocionando bastante os espectadores e em alguns aspectos acho até que superou O Vencedor. A história é mais complexa, as atuações de um modo geral são melhores também (em quantidade pelo menos), a trilha sonora é muito mais envolvente esse conjunto todo faz com que este seja dos melhores do ano!



Trailer do Filme: 



6 Comente Aqui! :

  • Guilherme disse...

    Gostaria de saber o porquê deste filme não ter passado no circuito de cinema nacional. É um dos melhores filmes que já assisti. Acredito de a imprensa nacional somente irar dar atenção a este filme caso ele seja indicado ao Oscar.
    Tom Hardy já virou um dos meus favoritos!!!

  • Ricardo disse...

    otimo post .. filmasssssso muito mesmo
    mas fiquei com uma curiosidade sem resposta ... aonde foi o pai dos meninos de taxi e do nada volta pra luta ?

  • Equipe Cinema Detalhado disse...

    Ricardo, me recorde melhor...em qual momento exatamente é isto? Após a bebedeira? Me pareceu que ele saiu para se recuperar mesmo...espairecer, mas confesso que não lembro exatamente neste momento...preciso dar uma verificada depois.

  • Andre Luiz disse...

    Ricardo lembra que ele ficou desacordado no hotel e não assistiu a primeira luta? A parte do taxi ele estava indo do hotel para o ginásio. Flw!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...