Top 5: Filmes de Terror dos Anos 2000

2 de outubro de 2011 5 Comente Aqui!



Se de um lado tivemos uma lista interminável de remakes dispensáveis - A Hora do Pesadelo vêm à mente - 2000 foi uma década de retomada e inovação. Todos os filmes abaixo não só foram só sucessos de bilheteria, mas também fizeram parte dessa vanguarda.

Os Outros (2001)


Estréia americana do chileno Alejandro Amenábar - diretor de Mar Adentro (2004), ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro - Os Outros é a estória de Grace (Nicole Kidman), uma dona de casa à espera de seu marido, desaparecido no campo de batalha durante a Segunda Guerra Mundial. Devido à uma doença rara dos filhos de Grace, que não permite exposições prolongadas ao sol, nós somos obrigados a acompanhar Grace de cômodo em cômodo, mergulhados numa eterna penumbra. Devo dizer: é incrível como uma ideia tão simples faz o filme tão eficaz. Com a chegada da nova criadagem, a mansão de Grace é invadida por presenças fantasmagóricas, o que a leva à revelações terríveis. Os Outros é um excelente filme, sendo a única produção em inglês até hoje à receber um Goya (o "Oscar" espanhol). Nicole Kidman foi indicada à um BAFTA e à um Globo de Ouro pelo seu desempenho nele.

O Chamado (2002)


Confesso que O Chamado foi um dos poucos filmes que me fizeram sair abalado do cinema. Lembro que no dia da sessão fiquei a noite inteira conversando com meus amigos sobre os mínimos detalhes da trama. A sinopse: a repórter Rachel Keller (Naomi Watts) investiga a morte de uma sobrinha relacionada à uma misteriosa fita VHS. Aparentemente, todos que a assistem recebem um aviso via telefone: "sete dias". É a contagem regressiva pra morrer. Uma refilmagem do japonês Ringu (1998), O Chamado abriu o caminho para outros remakes asiáticos, tipo O Grito (2004), igualmente aterrador.

Jogos Mortais (2004)


No ano passado Jogos Mortais entrou para a história como a franquia de terror mais lucrativa de todos os tempos - um faturamento de US$ 730 milhões, segundo o Guiness. Depois sete continuações - uma em 3D (!) - Jogos Mortais virou motivo de piada... Mas quando o primeiro filme estreou, ele surpreendeu à todos com sua enredo inteligente e seu fim genial. Jogos Mortais é centrada em John Kramer, vulgo "Jigsaw", um homem com câncer terminal que passa a criar armadilhas letais para quem ele ache que precisa de uma liçãozinha de moral. No seu ver de "filantropo psicopata", esses testes são um incentivo à superação pessoal, caso as suas vítimas consigam transcender as falhas de caráter apontadas por ele. Vão com fé: o primeiro da série é imperdível.

O Albergue (2005)


Produzido por Quentin Tarantino e dirigido por Eli Roth (o "Urso Judeu" de Bastardos Inglórios), O Albergue tem um prazer voyeurístico em nos mostrar a sua orgia de sangue, sadismo e vísceras. Roth se inspirou em clássicos do gênero, como O Massacre da Serra Elétrica (1974), para contar a viagem tenebrosa de três mochileiros americanos à Eslováquia em busca de sexo fácil, que acaba se tornando um banho de sangue. (Literalmente: 150 galões de sangue foram usados pelos produtores.) O Albergue iniciou a febre de filmes de terror passados no leste europeu, do qual A Serbian Film - Terror Sem Limites (2011) é um exemplo recente.

Atividade Paranormal (2007)


Cria direta de A Bruxa de Blair (1999), Atividade Paranormal documenta a tentativa de Katy e Micah, um casal californiano, de registrar as andanças de um poltergeist que assombra Katy desde pequena. Feito com US$ 15 mil, Atividade Paranormal faturou mil e duzentas vezes o seu modesto orçamento, tornando-se o filme independente mais bem-sucedido da história. Ver Atividade Paranormal de madrugada é garantia de várias noites mal-dormidas...

5 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...