Crítica: Bahêa Minha Vida

24 de outubro de 2011 3 Comente Aqui!

Primeiramente peço desculpas pela demora em colocar esta crítica no ar, mas estou morando no Maranhão e por lá não tem exibição desta produção. Futebol é sem sombra de dúvidas a paixão nacional e prova dessa afirmação são as constates atitudes, ás vezes erradas e estúpidas, que podemos presenciar de alguns torcedores fanáticos pelo seu clube do coração. A torcida do Bahia nesse quesito é uma das melhores do país e anda ao lado dos principais times nacionais, sendo ganhadora do prêmio Torcida de Ouro do ano passado, por ser a maior média de público do ano, e ainda tendo na história o título de maior média de público das das séries A, B e C, quando o time estava na terceira divisão em 2007. 

Diante deste gancho, que é a religião de ser torcedor do Bahêa, o diretor Márcio Cavalcante decidiu por montar um belo documentário e levar os apaixonados corações tricolores à loucura. Não fica muito bem evidenciado, mas o filme é de certa forma dividido em três grandes partes e passeia por toda a história do clube, mostrando seu processo de fundação, em 1931 e passando por sua conquista da Taça Brasil em 1959, pelo título brasileiro de 1989 e pelo retorno à séria A em 2010. 

A direção está muito cuidadosa e teve a ideia genial de contar os casos e acontecimentos em vozes de pessoas famosas e de pessoas desconhecidas, mas que são simbolo dessa paixão. Ao mesmo tempo que ouvimos Marcelo Barreto ou Juca Kfouri, podemos ver Loirinho ou Binha de São Caetano darem seu depoimento. Outro ponto muito inteligente do diretor foi o de não optar por privilegiar nenhum ídolo ou nenhum acontecimento, pois o foco era retratar o amor que as pessoas sentem pelo clube. O amor que se sente pelo time Baiano é o protagonista da produção e a conduz de uma forma maravilhosa, sendo capaz de causar risos, choros e emocionar a todos na sala de cinema. Não acho que torcedores de outros clubes sintam a emoção como os torcedores do Bahia, mas assistir este documentário é válido para todos os apaixonados por futebol, que são capazes de pensar com a razão e não com emoção. 

Para os torcedores mais antigos haverá um sentimento nostálgico com as coisas do passado, o reencontro do time de 1959 e os eventos marcantes. Para os torcedores mais novos, além de emocionante, será uma aula de história que servirá como aprendizado de um pouco mais do clube que aprendeu a amar e será possível reviver os momentos marcantes do ano passado. Alguns podem estar me questionando como posso estar escrevendo este tipo de coisa se sou torcedor de outro clube. O que posso responder é que estive presente em todos o jogos importantes do Bahia nos últimos anos e que aqui vos escrevo com os olhos emocionados e apaixonados que sempre vejo de meu pai e meu irmão.

Nota para torcedores do Bahia: 10,0
Nota para amantes do futebol, que sabem separar razão de emoção: 8,0
Nota para quem não torce pro Bahia e não sabe apreciar as coisas sem emoção: 0,0


Trailer do Filme: 

3 Comente Aqui! :

  • Camila Neves disse...

    Então... EU esperava mais do filme, nao sou torcedora ("sou torcedora" do cruzeiro), nem amante de futebol, mas o trailer foi taaao bem feito que tive vontade de assistir. Mas nao achei assiiiiim tao bom.
    Ta, é bem feito, tanto as imagens e depoimentos como a ideia do roteiro em si e a abordagem, mas decepcionou minhas expectativas... aah, gostei da inclusao dos famosos torcedores, sem ser "baba ovo"!!!

  • lucas disse...

    Pra mim foi muito gratificante ver trailer desse filme no 1º jogo de volta a serie A em Casa contra o Flamengo, Quando passou esse trailer no intervalo comecei a chorar ver os documentários e a torcida no estadio aplaudido seus grandes idolos e cantando o maravilhoso Hino tricolor admirado até pelos torcedores rivais.
    Pretendo assistir breve esse filmes com meus familiares.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...