Top 5: Musicais do Rock

29 de setembro de 2011 0 Comente Aqui!

A relação entre o cinema e o rock 'n' roll sempre foi conturbada; ora temos o lixo-em-série que foi a maior parte da filmografia de Elvis, ora temos Os Reis do Iê-Iê-Iê do Beatles, um filme genuinamente revolucionário. O Top-5 de hoje faz uma lista da junção de dois tipos de arte popular - o musical e o rock - adaptados para o meio cinematográfico.

Jesus Cristo Superstar (1974)


Ao se depararem com Hair (1967) e a ópera-rock do The Who, Tommy (1969), Tim Rice e Andrew Lloyd Weber resolveram contar a história dos últimos dias de Cristo atualizada por interpretações psicológicas dos seus personagens e pela mistura de rock psicodélico com música sinfônica. Jesus Cristo Superstar foi lançado inicialmente como um álbum conceitual, em 1970, porque ninguém na Inglaterra queria produzir o espetáculo. No ano seguinte aportou em Broadway e em 1974 finalmente ganhou as telas de cinema. Jesus Cristo Superstar foi o primeiro hit de Rice e Lloyd Weber, que ainda trabalhariam juntos em Evita (1976), estrelado por Madonna vinte anos depois.

O Fantasma do Paraíso (1974)


Em O Fantasma do Paraíso, Brian de Palma (Scarface) arrisca uma mistura de Fausto com O Fantasma da Ópera. O diretor satiriza a indústria musical e aproveita também pra costurar o seu dissabor com a dita "Fábrica dos Sonhos" na trama. Apesar de escorraçado pela crítica quando lançado e ter apresentado um desempenho fraco nas bilheterias, a trilha de O Fantasma do Paraíso foi indicada à grandes prêmios (o Oscar e um Globo de Ouro), e o filme adquiriu o status de cult com o passar do tempo. 

The Rocky Horror Picture Show (1975)


Pegando a estrada numa gélida e chuvosa noite de Novembro, o casal Brad Majors (Barry Bostwick) e Janet Weiss (Susan Sarandon) está à caminho de visitar um velho amigo até que o pneu do carro deles fura. Eles vão pedir ajuda num castelo próximo e à partir daí são introduzidos ao bizarro reino do Doutor Frank-N-Furter (Tim Curry), um cientista louco (e traveco) que descobriu o segredo da vida. Parodiando Alice Cooper, a fase Ziggy Stardust de David Bowie e três décadas de filmes B, The Rocky Horror Picture Show é o filme que detêm o recorde de maior tempo de exibição; depois de 36 anos, esse cult ainda continua em cartaz.

Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978)


Depois do sucesso estrondoso de Embalos de Sábado à Noite (1977), John Travolta protagonizou Grease ao lado de Olivia Newton-John. O filme faturou em cima da onda de nostalgia da década de cinquenta que varreu os anos setenta. Entre topetes, carrões turbinados e um rockabilly envenenado à Chuck Berry, a trilha de Grease vendeu milhões de cópias e lançou a carreira de atriz de Olivia Newton-John, então uma cantora country de sucesso.

Hair (1979)


Uma celebração da Era de Aquário, o Hair original foi uma peça que captou bem o espírito dos anos 1960. Dirigido por Milos Forman (AmadeusUm Estranho no Ninho), a adaptação cinematográfica estreou no Festival de Cannes, sendo indicada posteriormente ao Globo de Ouro de melhor musical e premiada com críticas efusivas pelos dois lados do Atlântico. Os criadores do musical, James Rado e Gerome Ragni é que não ficaram muito contentes com a "mutilação" da estória feita por Forman, acusando-o de deturpar a mensagem contracultural do espetáculo...

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...