Top 5: Filmes de Terror dos Anos 1990

25 de setembro de 2011 3 Comente Aqui!



Os anos noventa foram marcados por um fascínio por serial killers, o que gerou uma excelente safra de filmes de suspense, a exemplo de O Silêncio dos Inocentes (1991) e Se7en - Os Sete Pecados (1995). Infelizmente, a maioria esmagadora dos filmes de terror lançados durante esses dez anos não tiveram a excelência do seu "parente" cinematográfico. Foi um período de vacas magras, onde assistimos um montante de continuações fracas das franquias estabelecidas: Chucky, O Massacre da Serra Elétrica, Sexta-feira 13, Hellraiser, A Hora do Pesadelo, etc. Nem tudo foi perdido, no entanto: alguns poucos se destacaram nessa montanha de refugo. Todos da lista abaixo inauguraram tendências que só germinariam na década seguinte.

Alucinações do Passado (1990)


Alucinações do Passado não é uma obra conhecida pela grande maioria, mas quem curte o gênero sabe de sua importância. A trama gira em torno de Jacob (Tim Robbins), uma veterano da Guerra do Vietnã que vai sendo acometido por alucinações que alteram radicalmente a sua percepção da realidade. O final, arrasador e surpreendente, dá um tilt na cabeça. A estética do filme, inspirada pela arte de Francis Bacon (1909-1992), pintor irlandês do Pós-Guerra, influenciou diretamente o jogo Silent Hill. As técnicas do diretor Adrian Lyne, fazendo seus personagens se movimentar em ângulos e velocidades estranhas, deixaram um legado para toda uma geração de cineastas do gênero, como pode ser visto em O Chamado (2002) e O Grito (2004).

Entrevista com o Vampiro (1994)


Por muito tempo a 7º arte se alimentou daquele estereótipo de vampiro criado por Drácula (1897), de Bram Stocker. De Nosferatu (1922) à Drácula de Bram Stoker (1992), dirigido por Francis Ford Coppola, o goticismo vitoriano do romance original é onipresente. Coube à Anne Rice reinventá-lo com a Entrevista com o Vampiro (1976), o primeiro livro pós-moderno a lidar com o assunto. Aqui, os charmosos sangue-sugas imortais não são mais a encarnação do mal, mas sim criaturas sexualmente ambidestras dadas à dúvidas existenciais, divididos entre os seus apetites implacáveis e a tentativa de preservar o pouco da humanidade que lhes resta. Um grande elenco deu um empurrãozinho na popularidade do filme, protagonizado por Brad Pitt, uma estrela em ascensão; Tom Cruise, ainda aproveitando sua aura de galã dos anos 1980; e Antonio Banderas, recém-transplantado para Hollywood. Entrevista com o Vampiro abriu o espaço para outras re-invenções do vampirismo incluindo Crepúsculo.

Pânico (1996)


"Desconstrução" é a palavra-chave para se entender o sucesso de Pânico. Wes Craven, criador de A Hora do Pesadelo, brinca com os clichês dos filmes de terror dos anos 1980, desafiando a platéia a todo instante a adivinhar quando será o próximo susto. Pânico foi para os slashers o que Os Imperdoáveis (1992) foi para os westerns - ao virar o gênero de ponta-cabeça, deu o último sopro de vida num estilo moribundo.

O Cubo (1997)


Em um nada-belo dia, sete desconhecidos acordam num labirinto mortal, no formato de cubos interligados. Apesar do orçamento curto e dos poucos cenários, O Cubo se mostrou uma boa produção, serpenteando entre o terror e ficção científica. Pela natureza do seu enredo, esse cult foi um claro precursor da cinessérie Jogos Mortais.

A Bruxa de Blair (1999)


Estava surfando pela net lá pelos idos de 1999 quando entrei, meio por acidente, no site desse filme. A Bruxa de Blair ainda não tinha sido lançado, e a página oficial dele o vendia como se fosse um documentário perdido: ele revelava o destino trágico de três estudantes que sumiram nas florestas de Blair, lar de uma bruxa enforcada no século XVIII. Visto desse ângulo, A Bruxa de Blair é uma experiência genuinamente aterradora. O problema é que a imprensa brasileira revelou a trama logo quando o filme estreou nos nossos cinemas, o que tirou 90% da graça dele. O impacto de A Bruxa de Blair foi enorme, gerando uma avalanche de produções copiando o estilo "documentarista amador" do filme, com o destaque para Atividade Paranormal (2007) e o espanhol Rec (2007).

3 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...