Crítica: Desenrola

20 de setembro de 2011 0 Comente Aqui!

Se você olhar bem vai encontrar muitas semelhanças entre Desenrola e As Melhores Coisas do Mundo. São dois filmes que focam em um adolescente que vive os dilemas dessa fase complicada da vida, nas relações humans e principalmente na perspectiva de o personagem principal perder a sua virgindade. Ambos parecem saidos de um especial de Malhação, aquele programa eterno na Globo que já deve estar na 27ª fase e entrando na 79ª reformulação de seu elenco...dizem que faz sucesso, eu não perco o meu tempo assistindo.

As semelhanças entre esse dois filmes e novela da globo são óbvias o que não é tão claro são as diferenças e alguns pequenos mas fundamentais detalhes tornam Desenrola um filme mais previsível, mais vazio e por fim mais fraco. Começa pela direção e produção que não souberam captanear bons atores para fazer este filme. Assim com o seu "primo" As Melhores Coisas do Mundo coube a uma  mulher dirigir esta produção. Rosane Svartman (a diretora) tem até bons filmes no currículo, mas não tem o talento de Laís Bodanzky (As Melhores Coisas do Mundo, Bicho de Sete Cabeças).
 
No filme acompanhamos a vida da romântica Priscila (Olívia Torres) que aos 16 anos se vê pela primeira vez sozinha em casa: a mãe viajou a trabalho e vai passar 20 dias fora. É neste curto espaço de tempo que sua vida passa por grandes mudanças e diversas “primeiras vezes” acontecem. É também o tempo que ela terá para conquistar seu adorado Rafa (Kayky Brito), o garoto mais “gostoso” do bairro, e com ele ter a sua primeira e mágica transa. O que não será nada fácil, já que, como ela verá, nada é exatamente como esperava. Para concretizar seus planos, Priscila conta com a cumplicidade do seu melhor amigo, Caco (Daniel Passi), e a oposição de Boca (Lucas Salles), o garoto mais ingênuo da escola, que secretamente sonha em tê-la como namorada. É no meio de uma confusão de hormônios, sentimentos e expectativas, que tudo rola... e Desenrola.

O problema como eu falei são os detalhes e claro as comparações com um filme que foi lançado recentemente e com a mesma temática. As Melhores Coisas do Mundo tem um elenco adulto capaz e talentoso aliando a jovens com atuações interessantes além de um roteiro amarradinho. Já Desenrola tem como destaques adultos Marcello Novaes, Letícia Spiller e uma participação bem pequena de Claudia Ohana; convenhamos...com todo o respeito, mas tem alguma coisa errada nisso. O roteiro praticamente só foca na questão da perda da virgindade e um pouco no 1° amor...bem pouco por sinal.

Mas o que mais irrita no filme mesmo é a protagonista. Enquanto em As Melhores Coisas do Mundo nos conectamos muito com o jovem Mano (principalmente pela boa atuação de Francisco Miguez); em Desenrola poucas vezes a personagem Priscila ganha a simpatia do público e a atuação da jovem Olívia Torres é bem ruim. Quem manda bem é o jovem Lucas Salles que vive o personagem Boca, talvez se ele fosse o personagem principal o filme se desenvolvesse um pouco melhor. No final o filme termina sendo cansativo e não tem brilho próprio, uma pena porque com algums escolhas diferentes este tema poderia dar uma boa película.

Nota: 4,5


Trailer:

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...