Crítica: O Grande Truque (The Prestige)

4 de julho de 2011 4 Comente Aqui!

Quando estávamos fazendo a transmissão ao vivo do Oscar 2011, um dos nossos leitores me sugeriu que assistisse a um filme de Christoper Nolan, que ainda não tinha conferido. Já tinha ouvido falar da produção e já imaginava que um grande diretor e um grande elenco não iriam me decepcionar. Agora vos escrevo este texto para dizer que O Grande Truque realmente é muito bom e é repleto de magia. Achei muito curioso adentrar no universo dos mágicos e ilusionistas e entender que mágicas são realmente muito bem pensadas e elaboradas.

A história nos joga no Século XIX, Londres. Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) se conhecem há muitos anos, desde que eram mágicos iniciantes. Desde então eles vivem competindo entre si, o que faz com que a amizade com o passar dos anos se transforme em uma grande rivalidade. Quando Alfred apresenta uma mágica revolucionária, Robert fica obcecado em descobrir como ele consegue realizá-la.

Nolan é incrível em sua direção e em sua criatividade. Ele faz com que um roteiro complexo se torne algo simples para o espectador. Tudo funciona muito bem, mesmo com a mistura entre o tempo comum, flash-backs e idas e vindas que a história nos propõe. Os atores estão totalmente entregues aos personagens e fazem muito bem suas funções. Christian Bale e Hugh Jackman estão esplendorosos em suas atuações e nos joga muito bem num universo de intrigas e rivalidades. A performance da dupla é outro ponto capaz de aumentar a carga de suspense e mistério da produção (Sem contar a ilustre presença de Michael Caine)que é rica em maquiagem e trilha sonora.

O diretor parece fazer com o filme aquilo que ele mais lhe propõe, usando artifícios da trama e simplesmente de iluminação para confundir o espectador, criar sua própria mágica e mascarar um final arrebatador e surpreendente. Em resumo este é um filme que merece ser assistido pelos fãs do cinema e principalmente por aqueles que sempre gostaram de um bom mágico.

Nota: 9,0


Trailer do filme:

4 Comente Aqui! :

  • Hugo disse...

    Tem um ótimo roteiro repleto de reviravoltas e uma grande disputa em Christian Bale e Hugh Jackman, além do ótimo Michael Caine.

    Outro grande filme de Nolan.

    Abraço

  • renatocinema disse...

    Belo filme.

    Acho que tudo se encaixou perfeitamente nessa produção.

    O único "problema" foi ter sido lançado junto com filme muito semelhante "O Ilusionista", outra bela produção.

    Um, atrapalhou, de certa forma, o outro.


    Ainda prefiro "O Ilusionista". Mas, "O Grande Truque" é imperdível.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...