CRÍTICA: HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 2

16 de julho de 2011 4 Comente Aqui!

Este é o oitavo e último filme do bruxo mais famoso de todos os tempos. Com o final se aproximando, os fãs estavam todos, me incluo nesta situação, ansiosos para presenciar a tão aguardada batalha final. Muitos dos apaixonados pela saga, teriam a partir de hoje a primeira despedida, mas para os que leram os livros, este foi o segundo, e não menos dolorido, adeus. Com esse burburinho acerca do longa, não poderia ser diferente, filas e horas de espera frente à sessão que começou 20 minutos atrasado, pois a exibição anterior foi superlotada e não conseguiram arrumar a sala em tempo hábil para o cumprimento do horário. Ao menos o filme cumpre com seu dever, tem seus problemas, mas ainda chega a ser o melhor da série.

A história começa nos lembrando a cena em que a parte 1 terminou e em um ritmo alucinante nos joga aos acontecimentos que cominam com a batalha final. O mundo dos bruxos agora está dominado pelo Lorde do mal e Hogwarts, passa a ser dirigida por Snape, que providencia logo a presença de dementadores e a implantação de regras, que transformam um lugar feliz, em pura tristeza. O trio principal continua sua busca pelas Horcruxes, que devem ser destruídas para que enfim Voldemort possa ser derrotado. Em um ritmo alucinante logo estamos diante da escola de magia, que já conta com a presença de todos e a eminência da batalha final.

O filme começa arrebatador e com uma perfeita, sem tirar e nem botar uma vírgula, cena em Gringotes, dá a impressão que será 100% perfeito. Apesar de corrido, o roteiro foi bem trabalhado e não deixa dúvidas quanto aos acontecimentos e encerra alguns mistérios do passado, com direito a explicação extra para quem não entendeu, ou não tinha o conhecimento aprofundado das leituras dos livros. A ação está presente em toda parte e as longas mais de duas horas de duração, passam muito rápido. Como disse acima e ainda contendo seus problemas, algumas cenas não tiveram o efeito esperado pelo espectador. A morte de um dos vilões passa de uma maneira muito simples e não causa o impacto esperado, algumas despedidas não conseguem transparecer a emoção adequada, mas no conjunto é algo que será superado por aqueles que estão na sessão mais com o coração do que qualquer outra linha de pensamento.

A trilha sonora é um ponto muito forte da produção e consegue trabalhar muito bem os fatos com o tom melódico disposto em cada cena. As atuações são as mesmas de sempre, do trio principal Rupert Grint ainda é melhor do que Daniel Radcliff e Emma Watson, a ala composta por Ralph Fiennes e Alan Rickman é simplesmente magnífica e desta vez destaco as boas aparições de Maggie Smith e Matthew Lewis, que ganharam destaque com seus personagens, Professora Minerva McGonagall e Neville Longbottam. A fotografia continua linda e com aquele tom sombrio que tomou conta da série desde o seu quinto filme.

Resumidamente, Harry Potter é um filme que vai agradar aos fãs, mas que, para mim, não atingiu a perfeição por deixar a desejar em algumas cenas pontuais. Deve ser conferido por todos, principalmente pela importância que a história teve no cinema, nos livros e em toda uma geração. Mais uma dica é que a ideia de transformar o filme em 3D veio depois da febre tomar conta das salas de cinema e com isso fizeram uma simples conversão, o que faz com que o dinheiro a mais para usa a tecnologia não seja necessário. É triste, mas chegou a hora de dizer adeus...

Nota: 9,0


Trailer do Filme:

4 Comente Aqui! :

  • renatocinema disse...

    Quero muito assistir ao filme.

    Mas, não serei hipócrita. O estilo da saga me agradou, e muito até o terceiro episódio.

    Dali em diante, em minha visão o nível caiu um pouco.

    Porém, não tenho como negar a importância do personagem tanto na literatura quanto para o cinema.

    Semana que vem estarei no cinema......para ver o adeus do Bruxinho.

  • Silvano Vianna disse...

    Tem algumas cenas que são muito fracas mesmo e mal trabalhadas. Em especial a despedida de Harry e Ginger em que ele da um pitoque muito mal dado enquanto o casal vivido por Hermione e Ron da um beijo ao menos convincente. A morte de Lord Voldemort também foi muito mal trabalhada não deu emoção quase nenhuma...achei este filme bem razoável comparado com os outros. Até o 6° filme eu achei a produção bem interessante mas os dois últimos deixaram a desejar pelo diretor que não soube trabalhar as emoções dos personagens em ambos os filmes...essa é a minha humilde opinião.

  • Rafael W. disse...

    Assim como a parte I, este filme deverá atingir mais os fãs do que os que apenas acompanham a saga no cinema. Particularmente, sai do cinema deslumbrado, maravilhado e emocionado com tudo o que vi na tela. Particularmente, achei o filme impecável.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

  • Camila Neves disse...

    noooossa, discordo totalmente com a opinião de tiago ("mas ainda chega a ser o melhor da série") e de rafael (" achei o filme impecável"). é um bom filme, mas nem de longe é o melhor ou impecável.
    na minha opiniao, é um bom filme BASEADO no livro, mas nao é O FILME DO LIVRO. ate pq tem mt coisa no filme que nao existe no livro, e mt coisa no livro que nao tem no filme. e ainda, o filme explica mt coisa que o livro nao explica, e que nos leva a pensar, o filme faz com que a gente veja, e pronto.
    houve mt decepção, de minha parte, com o filme, mas acho qu vou ver novamente, pra ver se ele sobe um pouco no meu conceito...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...