Crítica: Homem de Ferro (Iron Man)

8 de maio de 2011 4 Comente Aqui!

Às vésperas do lançamento deste filme, não entendia muito o "furor" que ele estava causando no mundo da sétima arte. Homem de Ferro era um personagem pouco comentado no Brasil e mais uma herói que não conhecia muito. Claro que admito que não sou leitor de quadrinhos e que os heróis que eu conhecia e admirava eram os que tinham virado desenho animado. Me recordo que fui com amigos ao cinema e apenas por curiosidade. Naquele dia saí da sessão percebendo que estava diante de uma revolução no quesito de adaptação destes personagens que tanto fizeram sucesso na Marvel. Homem de Ferro fez tanto que já teve o seu segundo filme lançado, Homem de Ferro 2, e hoje é um personagem presente no país, tanto em jogos de vídeo game como em desenhos animados.

Na trama o milionário Tony Stark é seqüestrado durante viagem que realizava ao Afeganistão. Aprisionado e com os dias contados, ele conseguiu inventar uma armadura que seria capaz de lhe tirar da situação em que estava. Tony era mulherengo e pouco preocupado com as coisas vida, mas o seu seqüestro lhe fez enxergar uma nova forma de viver e com sua grandiosa invenção, ele passou a lutar pelo bem da humanidade. Surgia neste momento o Homem de Ferro.

Muito da repercussão causada está atrelada a grandiosa atuação e ressurreição do ator Robert Downey Jr, que andava muito esquecido. Ele consegue nos apresentar um personagem que na primeira metade do filme é um playboy divertido e que com o choque de realidade percebe que precisa e pode fazer algo mais para o mundo em vive. Seu nível cômico de interpretação garante muita diversão ao espectador e até mesmo seu físico, consegue trazer o herói para uma realidade mais próxima da verdade. Uma escolha tão arriscada quanto a do protagonista foi a de John Favreu para a direção. Assim como o ator, John mostrou enorme competência em sua função e ainda que conhecia muito bem a história que iria contar. Sua direção é forte, coesa, intensa e joga no meio da trama a hipocrisia com as vendas de armas, que o governo americano tanto tenta demonstrar desinteresse. O filme ainda conta com ótima participação de Jeff Bridges e de Gwyneth Paltrow como os respectivos vilão e par romântico da história.

Alguns deslizes são dados para os olhos mais rígidos, mas cenas clichê, como a do download que termina no último minuto, irão irritar aqueles que não conseguiram viajar no universo proposto. Como eu gosto mesmo é de me divertir e olhar sempre as produções como quem busca o melhor delas, isso é algo que não me atingiu e fez deste um dos filmes sobre heróis que eu mais gostei. Vale lembrar que assim começou a ser desenhado o grande projeto da Marvel em reunir seus personagens e realizar "Os Vingadores". Hoje temos já entregues aos fãs, além de Homem de Ferro 2, O Incrível Hulk e Thor. Capitão America (Veja o Trailer) sai em breve e rezo para que não decepcione. 

Nota: 10,0

Trailer do Filme:

4 Comente Aqui! :

  • Alan Raspante disse...

    Nota 10? Nossa, deve ser realmente surpreendente. Não gosto de filmes de super-heróis e por isso acabei deixando esse de lado. Bem, vou dar o braço a torcer e conferir o mais breve possível!

    Abs.

  • Rafael W. disse...

    Pra mim, está bem longe de ser um filme nota 10, mas ainda assim ele é muito bom. Além dos fantásticos especiais, o filme tem um bom roteiro, que se preocupa em aprofundar e desenvolver os personagens, deixando as cenas de ação um pouco de lado. Uma pena que o 2 tenha ido pelo caminho inverso.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...