Crítica: Assim Caminha a Humanidade (Giant)

2 de maio de 2011 3 Comente Aqui!

Como parte de uma simbóica homenagem a morte da lenda Elizabeth Taylor resolvemos analisar um dos seus maiores sucessos o filme Assim Caminha a Humanidade (1956) em que ela contracena entre outros com James Dean (naquela que é considerada a sua maior atuação para o cinema). Já desde aquela época sofremos com os problemas na tradução do nome dos longas.

Assim Caminha a Humanidade foi um marco do cinema em sua época por tratar dentro do seu enredo da discriminação racial sofrida pelos mexicanos no Texas, além de ter sido indicado a várias categorias do Oscar naquela ano. Outro fator para o seu sucesso é a atuação de James Dean, que o elevou a estrela em ascenção na época, mas este infelizmente morreu pouco antes do lançamento do filme em uma acidente de carro.

A história se passa em 1923, quando Bick Benedict (Rock Hudson), um rancheiro texano, vai comprar um cavalo premiado e se apaixona por Leslie (Elizabeth Taylor), a filha do proprietário da fazenda. Eles se casam imediatamente e ela retorna com o marido para o Rancho Reata no Texas. Na fazenda Leslie passa a conviver também com Luz Benedict (Carroll Baker), irmã do seu amado, uma mulher rude e solteirona que não vê com simpatia a chegada da cunhada. Jett Rink (James Dean) é um peão alcoólatra que tem uma rivalidade com Bick e é responsável por cuidar das propriedades da família.

Após a morte de sua irmã Bick se surpreende ao saber que no seu testamento Luz deixara  uma parte de suas terras para o rebelde e beberrão Jett. Bick propõe comprar de volta a parte dela mas Jett se recusa a vende-la. Em uma das cenas mais emblemáticas do cinema após tomae um banho de petróleo Jett vai com seu carro velho e amassado até Reata para mostrar ao seu antigo patrão que agora ele também seria rico.

Antes de encarar esssa produção o espectador tem que estar ciente de algumas coisas: a narrativa do longa é muito característica da época, um romance clásssico e que hoje pode soar banal ou forçado. o filme é bem longo para os padrões de hoje, aproximadamente 3h e 20 min, então eu recomendo assiti-lo em partes. acompanhando a narrativa e o tempo do longa o roteiro realiza alguns saltos para dar continuidade a história de três gerações de uma mesma família.  o filme sofre especialmente com a qualidade de aúdio que esta muito baixa e dificulta bastante o espetador se conectar com esta história.

Assim Caminha a Humanidade não me cativou tanto, mas acho que a qualidade da remasterização não ajudou muito, espero que com a morte da diva Elizabeth Taylor a distribudora se apresse em passar o longa para Blue-Ray e consenquentemente melhorar a qualdiade de audio e imagem. Para aqueles que quiserem esperar por essa remasterização vale dar uma conferida no filme, para aqueles que queiram já apostar na verssão disponível em DVD saiba que encontrará um grande desafio ao se confrontar com uma péssima qualdiade de audio principalmente.
Nota: 8,0

Trailer:

3 Comente Aqui! :

  • Zé Felipe Sá disse...

    Classicão esse filme, sempre tá na lista dos 100 melhores já feitos... Sim, a narrativa pode parecer lenta, mas isso é em parte porque desde o advento da MTV ficamos acostumados com essas edições rápidas tipo "uma-tomada-por segundo", o que sempre dá a impressão que o filme é veloz.

    E Silvano, não se ligue tanto nessas questões técnicas. Apesar das limitações tecnológicas, "Assim Caminha a Humanidade" fez parte da Era de Ouro de Hollywood, a era dos épicos, dos grandes filmes. Hoje vivemos essa empolgação natalina com HD-TV, Blu-ray e o cinema 3D, mas tanto aprimoramento tecnológico não veio necessariamente com melhorias nos scripts...

  • Silvano Vianna disse...

    Zé eu sei disso o que me incomodou do audio foi ele estar em um 2.0 Dobly de péssima qualidade. O som era muito baixo ao ponto que cheguei a aumentar o volme todo do home e ainda ficar escutando mal...quando ao ritimo foi questão de percepção talvez o esforço para ouvir tenha me irritado bastante. Mas já ví longas antigos de ritimo lento também que me cativaram mais.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...