Crítica: Senna

9 de abril de 2011 0 Comente Aqui!

" Uma justa homagem ao ídolo que nos deixou"

Ver este documentário é ter ainda mais certeza de que estamos carentes de ídolos nacionais. Aqueles que vão mundo afora e nos representam com humildade, sabedoria e talento. Aqueles que não se envolvem com farras ou escândalos capazes de corromper uma imagem construída por anos. Não sou um grande fã da Fórmula Um, mas quem de nós não conseguiu se emocionar com a perda deste grande herói? Tinha apenas cinco anos e como hoje me recordo daquele momento em que sentado no sofá, de minha velha casa no interior do Rio, presenciei esse fato marcando e comecei a chorar.

Esta é uma justa homenagem à Ayrton Senna e narra toda a sua tragetória no automobilismo mundial. Não pensem que se trata apenas de pessoas externas dando opniões e contando histórias, pois brilhantemente o desconhecido diretor Asif Kapadia conseguiu, com imagens e antigas gravações, fazer com que o próprio piloto narrasse seus atos e razões. Outro ponto muito positivio, ou melancólico, da narrativa é o trabalho do diretor em saber que todos nós conhecemos o desfecho do roteiro e exatamente por isso trabalhar com coisas que nos fariam refletir sobre o fim inegável. Vemos algumas passagens em que os pais do piloto diziam temer que ele um dia se machucasse no esporte, vemos Alain Prost dizer que o brasileiro era irresponsável e capaz de achar que por acreditar em deus, não se machucaria nas pistas. Sinceramente a pior, ou melhor, sacada do diretor está em uma cena que a apresentadora Xuxa beija o piloto várias vezes e lhe deseja, para cada beijo, um ano de felicidade. Incrível como ela parou exatamente em 1993, o último ano que o nosso herói brilhou nas pistas e o que antecedeu a fatalidade final.

Passamos a amar ainda mais esta pessoa pelas suas virtudes corretas e suas atitudes que somente alguém completamente apaixonado pela profissão seria capaz de fazer. Antes de vencer três vezes o campeonato, Senna precisou lutar contra a política que dominava o esporte e mesmo com tantas adversidades e injustiças, foi capaz de reverter a situação em um aprendizado, que lhe amadureceu e o tornou mais capaz ainda de ser o grande vencedor que foi. Outros aspectos que nos faz dizer com orgulho que ele era brasileiro são suas corridas incríveis e feitos históricos que nos proporcionou. Sair em 16º colocado em uma corrida que valia o título e se sagrar campeão com o primeiro lugar na mesma, é uma coisa que somente um gênio seria capaz de fazer.

Todo mundo precisa assistir este documentário para perceber que ainda podemos melhorar e ser alguém de valor. Todo brasileiro precisa assistir para bater sempre no peito e dizer: Ayrton é o Brasil e não desistiu nunca do seu sonho. Me sinto mais orgulhoso de ser brasileiro, mais fã desse cara sensacional e mais disposto a encarar as adversidades que a vida me colocar. Quem me conhece sabe que estou em um momento novo demais em minha vida e pessoas como Senna servem de exemplo nessas situações. A nota vai ser dada de coração.

Nota 10

Trailer do Filme:

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...