Crítica: Pulp Fiction - Tempos de Violência (Pulp Fiction)

17 de abril de 2011 5 Comente Aqui!

"Uma obra prima de Quetin Tarantino"

Conforme havia prometido, segue mais uma crítica de um filme citado no documentário Tarantino's Mind:

Pulp Fiction é o que posso julgar uma obra prima e uma espécie de revista, contada em capítulos, com histórias de violência ( Esse é mais ou menos o que Pulp significa). Esta é a segunda película deste diretor, que dois anos antes havia realizado o já maravilhoso Cães de Aluguel e que ainda hoje nos apresenta grandiosos trabalhos como Bastardos Inglórios. O curioso do longa é exatamente o de seu roteiro trabalhar muito bem de forma Atemporal e nos permitir vivenciar três histórias, que apesar de parecerem diferentes em seu contexto, fazem parte de uma trama que se completa. Esse pensamento e capacidade de montar filmes, fez de Tarantino um dos grandes revolucionários do mundo cinematográfico e um dos meus favoritos diretores.

As histórias giram em torno dos personagens e cada um deles tem um estilo diferente de ser e uma pitada de humor negro. Vincent Vega e Jules Winnfield são dois capangas que trabalham para Marsellus Wallace, o gângster chefão da área, e juntos fazem o trabalho sujo dele. Uma das histórias gira em torno do dia em que Marsellus se ausenta da cidade e pede para que Vincent saia com sua esposa e cuide dela (Vincent Vega & A Mulher de Marsellus Wallace). Outra está envolta do boxeador Butch Coolidge, que é contratado, por Marsellus, para perder uma luta de boxe (O Relógio de Ouro) e outra gira em torno de um assalto que um casal de bandidos planeja fazer em um restaurante e a luta de Vincent e Jules para lidar com uma morte acidental (O Caso de Boonie).

Lendo a sinopse assim, parece que as histórias são realmente paralelas e que não estão interligadas, mas assistir ao filme e entender como elas se completam é simplesmente de deixar o espectador boquiaberto. A forma cômica ou no mínimo cínica que a violência é abordada é outra característica que deixa esta produção ainda mais encantadora. Os diálogos são incríveis e intensos proporcionando, que somados a uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos, oferece mais brilho ao espetáculo . O elenco é impagável e conta com belíssimas atuações de John Travolta ( Dupla Implacável, Surpresas em Dobro), Samuel L. Jackson ( Ameaça Terrorista, Corpo Fechado) , Uma Thurman (Gattaca, Percy Jackson e o Ladrão de Raios), Bruce Willis (Xeque-Mate, Os Mercenários) e ótimas aparições de Tim Roth ( do seriado Lie to Me), Amanda Plummer , Ving Rhames (Missão Impossível, Carros Usados Vendedores Pirados), Harvey Keitel (Dragão Vermelho), Christopher Walken (Click, Prenda-me Se For Capaz) e até mesmo de Quentin, ao interpretar um amigo de Jules.

Continuar escrevendo é continuar elogiando esta produção, por isso vou resumir o meu sentimento com relação a ele, lhe fornecendo uma nota máxima.

Nota: 10


Trailer do Filme:

5 Comente Aqui! :

  • renatocinema disse...

    Nota 10????acho nota 11.kkk.

    Falando sério: uma aula de cinema, principalmente ao narrar de forma pouco convencional uma trama tão saborosa e insana.

    Filmaço.

    No meu quarto tenho um poster dessa ótima história.

    A trilha é espetacular.
    Até o livro do roteiro eu tenho do filme.

    Belo texto

  • Master_Sidious disse...

    Eu lembro que fui ver Pulp Fiction no cinema, após ter assistido Cães de Aluguel em vídeo-cassete em 1994 e meu amor pelo cinema independente que Tarantino me ofereceu foi solidificado naquele dia.

    Lembro tb que fui com um grupo de amigos da faculdade e que tinha sido o único que havia gostado da produção, assim como havia acontecido antes quando fomos assistir Assassinos por Natureza (Natural Born Killers)

    Felizmente hoje temos a internet para discutir esses filmes, mas naquele tempo aqui no Brasil era raro quem notava que um grande talento surgira, ao menos entre os jovens de 17 anos atrás.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...