Crítica: O Pequeno Nicolau ( Le Petit Nicolas)

25 de abril de 2011 3 Comente Aqui!


"Um filme inteligente, divertido e para todas as idades"

Quem ver o trailer desta produção pode pensar que se trata de um filme infantil. Estou aqui para desmentir este pensamento e informar que é uma obra capaz de impressionar adultos, jovens, crianças e todos os tipo de espectadores que apreciam um bom trabalho da sétima arte. Decidi me arriscar na produção após a indicação de alguns amigos e confesso que cada dia mais passo a apreciar os filmes feitos fora de Hollywood, pois para quem não sabe, este se trata de uma produção Francesa.

A história é baseada em uma série de livros criada por Jean-Jacques Sempé e René Goscinny, autor da famosa história Astérix e conta o caso de um menino que pensa que será abandonado numa floresta, após o nascimento do seu irmãozinho, que ele acredita que está por vir, pois entendeu de forma errada uma conversa entre seus pais. Desesperado com a situação ele se junta com seus amigos de escola e começa a bolar uns planos mirabolantes e no mínimo inusitados para que isso não ocorra.

Considero a maneira de conduzir a história genial, pois não vemos personagens que estão em sofrimento constante e nem mesmo somos atirados a algo fora do comum. A genialidade está em transformar coisas simples do dia a dia em algo divertido para todas as idades. Problemas na escola, amizade, desespero e imaginação fértil são as propostas que se desenrolam na produção e que se tornam algo muito interessante. A fotografia é um ponto muito forte da produção e consegue retratar o charme e glamour de uma França passada.

Existem seus pontos fracos, como a trilha sonora que não condiz muito com as cenas apresentadas, mas nada que não seja superado com bons personagens e boa atuações. É muito legal se jogar em meio a mente de uma criança que se imagina em um apuros inexistente, pensar em suas atitudes e reações mediante ao seu medo de ser deixado de lado. Destaco a atuação dos pais de Nicolau, eles fazem papéis muito carismáticos e conseguem chamar a atenção em uma espécie de sub trama existente.

Acreditem quando digo que não estou supervalorizando a produção por ela se tratar de um filme Francês. Lógico que há todo o charme deste fator, mas saibam que se trata de uma ótima oportunidade de entretenimento.

Nota: 8,5


Trailer do Filme:



3 Comente Aqui! :

  • renatocinema disse...

    Adorei a narrativa do filme também.

    Você disse tudo: A genialidade está em transformar coisas simples do dia a dia em algo divertido para todas as idades.

    Belo texto para um belo filme.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...