Crítica: Los Angeles Cidade Proibida (L.A. Confidential)

13 de abril de 2011 8 Comente Aqui!


Algumas vezes grandes filmes não são reconhecidos como deveriam pelos prêmios que ganham, ouso dizer que Los Angeles Cidade Proibida faz parte deste grupo. Dirigido pelo versátil Curtis Hanson que conta no currículos com filmes que vão desde o cult-suspense A Mão Que Balança o Berço (1992),  o interessante 8 Mile - Rua das Ilusões e nos brindando também com a bela obra Garotos Incríveis (2000).

Mesmo não sendo um diretor do grande público Hanson tem uma carreira sólida com bons títulos na direção e como escritor. Em seu trabalho por trás de Los Angeles Cidade Proibida ele consegue reunir um grande elenco e como poucos sabe aproveitar o melhor de cada ator. Mesmo o filme sendo mais reconhecido por ter dado o Oscar de Atriz Coadjuvante a Kim Basinger acredito que os atores do longa são tão ou até mais importantes para o sucesso do mesmo.

Na tela somos levados a Los Angeles dos 50, uma cidade dominada pela corrupção, traição e perigosas paixões. Neste mundo três policiais investigam um crime brutal: o truculento Bud White (Russell Crowe - Intrigas de Estado, Robin Hood e O Gangster), o cerebral Ed Exley (Guy Pearce - Reino Animal, A Estrada, O Discruso do Rei) e o egocêntrico Jack Vincennes (Kevin Spacey - Os Homens Que Encaravam Cabras, Seven - Os Sete Crimes Capitais, Beleza Americana). Eles suspeitam que uma agência de prostituição de luxo, com mulheres que imitam atrizes hollywoodianas, serve de fachada para queimas de arquivo que envolvem o alto escalão da polícia. A prostituta Lynn (Kim Basinger) pode ser a chave do mistério.

Além de contar com atuações contundentes do núcleo principal (os três detetives e a prostituta) o filme tem a presença magistral de James Cromwell, um veterano que geralmente faz bons filmes além de colecionar boas atuações nas produções que escolhe. A película ainda tem uma boa participação de Danny DeVito (GattacaO Solteirão, Quando em Roma). A parte técnica do longa também é de primeira, na versão em Blue-Ray isso fica ainda mais evidente, é impressionante a qualidade da trilha sonora e a textura da fotografia é deslumbrante.

Los Angeles Cidade Proibida é um filme muito bom. Um conjunto de atuações magníficas aliadas a um bom roteiro, uma direção extremamente segura com a parte técnica elevando ainda mais o nível da produção. Infelizmente não foi apreciado devidamente pelos prêmios em sua época, ainda que tenha ganho mais de 70 diferentes nomeações deixou de faturar as categorias mais importantes. Quem não viu deve conferir que não via se arrepender em dar uma chance a essa obra "renegada". A contrário do que alguns falam, não é apenas aquele filme que deu o Oscar de Kim Basinger, é uma película que vai muito além disso.

Nota: 10,0


Trailer:

8 Comente Aqui! :

  • Hugo disse...

    Não daria nota 10, mas no geral é um ótimo drama policial que utiliza o estilo noir, tendo ainda a ajuda de um elenco de primeira.

    Até dirigir este filme, Curtis Hanson era visto apenas como um diretor mediano e após este trabalho ficou a expectativa de um crescimento de sua carreira, o que não aconteceu.

    Seu melhor trabalho após este foi o drama "Garotos Incríveis", mas acabou sendo pouco pela expectativa criada.

    Abraço

  • Master_Sidious disse...

    Considero Los Angeles Cidade Proibida um dos melhores filmes policiais que tenho em minha coleção. Com excelente roteiro e elenco, consegue transmitir com primor o ambiente da época em que se passava a ação. É o filme que em que Russel Crowe se destacou definitivamente em Hollywood, e de lá virou um astro. Acrescento somente que Guy Pearce fez um bom filme pouco visto chamado Animal Kingdom, que ele faz um policial que investiga uma família de ladrões na Austrália. Outro filme, fora do tópico, que deve ser conferido.

  • Master_Sidious disse...

    Vou procurar. gostei da ideia de vocês de comentar filmes mais antigos, geralmente na Iniciativa eu só cito quando sai um grande relançamento em alta definição, como no caso recente de Os Dez Mandamentos e Ben-Hur.

  • Silvano Vianna disse...

    Diego: O Oscar muitas vezes é injusto.

    Hugo: Acho esse um baita filme, e o vi recentemente em Blue-Ray, fiquei encantado. Compreendo que nota é bem subjetivo e é de cada um.

    Alan: Confira mesmo, não vai se arrepender.

    Master Sidious: Já faz bastante tempo que temos uma coluna chamada indicações de DVD, procura na nossa barra ai de cima. A maioria são filmes mais antigos mesmo.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...