Crítica: Rango

14 de março de 2011 5 Comente Aqui!

Ultimamente as boas animações ficam sobe a chancela da Disney / Pixar ou da Dream Works, com o filme Rango a Nikelodeon tenta quebrar um pouco essa "hegemonia" e vai muito bem. A aposta da produção ficou a encargo de Gore Verbinski (os três primeiros Piratas do Caribe, O Chamado e A Mexicana), que consegue construir um filme interessante ao redor de um personagem muito peculiar (o camaleão Rango) e aproveitando do talento de Johnny Depp (O Turista , Alice no País das Maravilhas e O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus).

Além da dupla de Piratas do Caribe o filme ainda conta com um bom elenco, a bela Isla Fisher (Penetras Bons de Bico), a jovem e talentosa Abigail Breslin (Zumbilândia, Uma Prova de Amor), o veterano Bill Nighy (Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1, Os Piratas do Rock e Astro Boy) e o versátil Alfred Molina  (O Aprendiz de Feiticeiro, Príncipe da Pérsia - As Areias do Tempo e Educação).

Rango cai de um carro no meio do deserto de Mojave e vai parar em uma cidade de Velho Oeste, que sofre com falta de água. Embora seja um camaleão, ele visivelmente tem dificuldades em se misturar a esse cenário. Rango sofre uma crise de identidade tentando encontrar o seu lugar no mundo e ao se ver numa cidade infestada de bandidos, transforma-se sem querer em herói  sendo forçado a protegê-la. Naturalmente, acaba enfrentando mais dificuldades do que poderia imaginar.

A trama de Rango não é inovadora mas ganha um bônus com a presença de Deep que brilha mesmo como dublador e cria um personagem muito similar aos seus anti-heróis, desengonçados, carismáticos e divertidos. A trilha sonora conta com o multi-indicado Hans Zimmer que faz uma homenagem a muitos filmes de sucesso, sem deixar de dar uma cara singular ao longa (incluindo a participação hilária do conjunto de corujas). Aliás boa parte das passagens mais interessantes de Rango são as suas homenagens, especialmente nos momentos em que faz referência aos westerns de sucesso, particularmente me deliciei com a cena do Espírito do Oeste um clara homenagem a Sergio Leone e Clint Eastwood.

Talvez Rango tenha um pouco de dificuldade de conectar-se com as crianças e jovens, pois trás muitas referências e homenagens a um gênero há muito esquecido por hollywood, mas ainda assim diverte muito. É também um longa bem inteligente ao mesmo tempo que é simples, conta com uma ótima equipe desde de sua trilha, passando pela direção e com atores que se mostram a vontade ainda que "emprestando só a sua voz". Um dos achados desse ano e um alento para quem espera ver mais estúdios produzindo animações de qualidade, vale dar uma conferida.

___________________________________________________________________________

É um texto de Silvano, mas preciso esclarecer umas coisas. Assisti este longa primeiro do que ele e seria o responsável por esta postagem. Sabia que a dublagem original era de Depp e tentei encontrar uma sessão legendada em meio aos horários que tinha disponível. É um desrespeito o que estão fazendo com as animações, pois apenas uma sessão é disponibilizada e esta é depois das 22 horas. O Filme dublado não me convenceu e as corujas elogiadas no texto não possuem grande efeito, chegando a causar irritação. Estranhei os contínuos elogios que vi sobre a produção e pedi a Silvano para vê-lo em inglês e fazer seu comentário. Este foi um grande acerto, pois a dublagem é péssima e acho que conseguiu estragar um grande filme.

Tiago Britto
___________________________________________________________________________



Trailer:

5 Comente Aqui! :

  • juli disse...

    Não assisti a versão dublada, mas posso garantir que as corujas são ótimas na versão original.
    Quero aproveitar essa discussão para registrar a minha revolta com os cinemas de Salvador... o que está acontecendo??? Pq é cada dia menor a oferta de filmes legendados??? Vcs, editores do Blog, poderiam descobrir isso :)

  • Claudio Bastidas disse...

    Concordo com a afirmação de que há passagens que as crianças não conseguem entender muito bem, porque estão voltadas aos adolescentes, jovens e adultos. Por outro lado, do ponto de vista da Psicanálise, fiquei um tanto intrigado com a cena na qual o personagem central tenta o suicídio. Lembrei que em "Guerra nas Estrelas", o Mestre Yoda deixa-se morrer em prol da "força" que é transmitida ao Luc Skywalker. Assim, Yoda permite-se morrer em razão de um objetivo maior, ao passo que Rango sofre uma crise depressiva, cuja morte em nada ajudaria a coletividade ou a outra pessoa qualquer.

  • Tiago Britto disse...

    Claudio! ótimo comentário! Muito Obrigado por tão bom apontamento.

    Juli, conversei um dia com um amigo meu gerente do multiplex do iguatemi e ele disse que não é uma escolha daqui. A UCI, distribuidora que determina o número de cópias. Em resumo entendi que de certa não é culpa do cinema, mas acho que eles poderiam lutar contra isso.

  • Alan Raspante disse...

    Gostei muito de "Rango", achei uma excelente animação, um verdadeiro primor técnico. Mas da metado pro final, achei um tanto entediante (por incrível que pareça), rs. Pra quem gosta de cinema 'faroeste' é um prato cheio :D

    []s

  • Rodrigo Mendes disse...

    Animação tem sido feita também para adultos. Lembra de Heavy Metal produzido por Ivan Reitman?

    RANGO cumpre o papel de filme spaguetti western e é ousado e muito criativo. Melhor de Verbinski e Depp atualmente.

    Abs.
    RODRIGO

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...