Crítica: Metal - Uma Jornada Pelo Mundo do Heavy Metal

8 de março de 2011 2 Comente Aqui!
Título em Inglês: (Metal: A Headbanger's Journey)


Como tinha falado quando fiz o texto do documentário Global Metal, eu já conhecia esta obra, mas passou despercebida por mim. Depois que assisti a Global Metal eu procurei em alguns locais este mesmo documentário e não o encontrava, achei-o novamente nas prateleiras da nossa parceira a Video Hobby e ainda por cima em Blue-Ray. Se em Global Metal o diretor Sam Dunn explorou as mudanças que as diferentes culturas provocam nas músicas de heavy metal em A Headbanger's Journey ele tenta responder porque os metaleiros são descriminados e de onde vem essa paixão e união entre eles.

Para quem não o conhece Sam Dunn é um antropólogo de 30 anos, fã de longa data de rock pesado (heavy metal). Após vários anos estudando diversas culturas, Sam embarca em uma jornada para desvendar o mundo dos headbanger´s (batedores de cabeça - em tradução literal ou metaleiros). Sua missão é descobrir por que esse estilo é constantemente estereotipado, desconsiderado e condenado. O filme tem entrevistas com os principais astros do gênero e revelações impressionantes sobre os bastidores do mundo dos metaleiros.

O documentário é muito interessante por tentar juntar depoimentos de sociólogos, críticos, produtores, fãs e vários músicos. Entre eles se destacam Vince Neil (Mötley Crüe), Geddy Lee (Rush), Bruce Dickinson (Iron Maiden), Ronnie James Dio (Dio), Tommy Iommi (Black Sabbath), Lemmy (Motorhead), Alice Cooper, Dee Snider (Twisted Sister) e Rob Zombie (White Zombie). Dunn faz isso para dar ainda mais credibilidade ao seu projeto e tentando desmistificar alguns pensamentos sobre os metaleiros e a sua tribo.

Outro ponto positivo do documentário é tentar abordar a criação do metal tanto com a elaboração de uma árvore do gênero e seus vários sub-gêneros quando com um estudo sobre as origens do seu som. Segundo o documentário o heavy metal é uma combinação do blues norte-americano com as escalas altas operísticas de Richard Wagner. Os membros das bandas são em sua grande maioria músicos que dominam seus instrumentos com excelência.

Metal: A Headbanger's Journey é um bom documentário por abordar esse vasto tema, conseguir desmistificar várias coisas sobre o mesmo, abordar aspectos de suas origens e conseguir explicar o porque existem tantos fãs dedicados. A trilha é muito boa, as entrevistas são bem feitas além de ter uma continuidade que faz o espectador se manter interessado pelo assunto e não se perder durante a sua jornada. Recomendo para os fãs ou não do gênero heavy metal e especialmente para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre o mundo dos headbanger´s.

Nota: 9,6


Trailer:


2 Comente Aqui! :

  • Zé Felipe Sá disse...

    Só uma ressalva: "metaleiro" é um termo pejorativo. Foi inventado pela Rede Globo na época do primeiro Rock In Rio (1985), um festival que introduziu ao grande público tupiniquim nomes consagrados do heavy (Iron Maiden, Ozzy Osbourne) e do hard rock (Whitesnake, AC/DC).

    No mais, "Headbanger's Journey" é um ótimo documentário sobre o estilo, talvez o melhor feito até hoje, concorrendo de igual para os documentários da BBC feitos sobre o heavy metal nos anos 1980.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...