Crítica: A Lenda dos Guardiões ( The Legend of The Guardians)

22 de março de 2011 3 Comente Aqui!


" Uma magnífica animação, que não deve ser assistida por crianças"

Geralmente quando se lança uma animação e o um trailer do gênero é visto pela primeira vez, logo pensamos: " Meu afilhado vai amar" ou " Esse é a cara do meu filho pequeno". O trailer deste longa dá a entender que vamos entrar num mundo muito bonito vividos por corujas e viajar com elas numa aventura incrível. Nós realmente entramos em uma animação de fotografia maravilhosa e somos atirados numa incrível aventura, mas a questão é que a forma como a guerra entre o bem o mal é apresentada, está longe do que as crianças devem assistir. As corujas realmente se atacam, se machucam e morrem em combate.

Em tempos que a precisamos prezar pela paz, o diretor Zach Snyder surpreende com sua animação, mas erra ao tentar vendê-la como um filme infantil. Talvez nem ele perceba a intensidade que gerou na história, pois pouco antes do filme ser lançado, ele concedeu um entrevista dizendo que pela primeira vez seus filhos pequenos poderão assistir a um trabalho seu.

A história, adaptada do livro The Guardians of Ga’Hoole, apresenta a vida de dois irmãos que são muito diferentes um do outro. Enquanto Soren é uma coruja sonhadora, seu irmão Kludd é realista e acredita na vitória a vida pela força. Metidos em mais uma briga de família, eles se encontram em um apuros jamais previsto por seus pais e terminam sendo seqüestrados por corujas maléficas que se auto denominam de "Os Puros". Kludd se identifica logo de começo com a maneira dos puros agirem, mas Soren não aceita fazer parte deste clã malvado e parte em busca dos Guardiões que tanto ouvia nas histórias que seu pai lhe contava. Com isso voltamos ao inevitável combate entre o bem e o mal.

O visual é o ponto forte de todos os filmes deste diretor e aqui ele novamente faz uma grande trabalho, que se enriqueceu bastante com a tecnologia de três dimensões. A trama não é muito inovadora e já que considero este um filme para adultos, levarei isto como uma grande falha. Em contra partida, mesmo diante de sérios problemas e pouca inovação, a história termina sendo bem amarrada e trabalhando muito bem seus personagens. O heróismo de Soren consegue animar o espectador e a sua batalha interior para confrontar as escolhas de seu amado irmão também é muito bem retratada. As vozes originais são fantásticas e junto com a boa trilha sonora conseguem dar mais valor ainda ao trabalho deste visionário diretor.

Em resumo e sem muita enrolação, a animação é muito interessante pela imagens que lhe oferecem, que são tão bem feitas e produzidas, que conseguem ofuscar seus graves erros de roteiro. Algumas perguntas ficam  em aberto e as coisas caminham para um filme de ação e simplesmente isso. Como já disse na chamada desta postagem. É uma magnífica animação, que não pode ser assistida por crianças. 

Nota: 7,5

Trailer do Filme:




.


3 Comente Aqui! :

  • frutos disse...

    Bom review que parece refletir com precisão o que o filme passa, discordo apenas do que no meu ponto de vista é um exagero ao considerar o filme inapropriado para crianças, não acredito que tentar esconder a violência e a morte ,caminho adotado cada vez mais por aqueles que fazem programas voltados para o público infantil, seja uma alternativa melhor do que apresenta-las ressaltando as consequencias de ambas para que as crianças possam começar a desenvolver um juízo de valor coerente desde cedo. Cito como exemplo a nossa geração em geral que foi exposta muito mais a violência desde cedo em filmes, games e programas de tv devido a uma menor preocupação com controle parental mas na qual ocorrências hoje em dia frequentes como assassinatos dentro de escolas eram quase que impensáveis.
    parabéns pelo blog e continuem fazendo bons reviews

  • Tiago Britto disse...

    Frutos! Vlw pelo comentário, mas eu não gostaria de que meu afilhado de 4 anos veja corujas de esfaqueando e se matando que nem loucas. A morte aparece nas animações mas em tom leve...não feita com esse tipo de violência. Meu afilhado as vezes fica com brincadeiras bestas por causa do famoso Ben 10...imagina com facas e cortes entre corujas.

  • frutos disse...

    concordo que para um espectador de 4 anos esse filme com certeza é "pesado", por outro lado uma criança de 7 ou 8 com a supervisão dos pais sem dúvida conseguiria compreende-lo facilmente, acho que o maior problema no caso de filmes como esse é o sistema de classificação etária brasileiro que precisa ser atualizado pois classifica todas as crianças até 10 anos num único grupo enquanto sistemas mais modernos como o alemão tem uma série de novas categorias como 6+ e 8+.
    abração britto

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...