Crítica: Cópia Fiel (Copie Conforme, 2010)

20 de março de 2011 1 Comente Aqui!

O escritor inglês James Miller (William Shimell), especialista em história da arte, vai à Toscana para promover seu novo livro, que fala sobre autenticidade e cópia nas artes. Lá ele encontra Elle (Juliette Binoche, que ganhou o prêmio de melhor atriz de 2010 em Cannes pelo papel), uma francesa que já mora no local há alguns anos e possui uma galeria de arte. Numa manhã em que James vai visitar a loja de Elle, ela o convida para uma pequena viagem a uma cidade vizinha, Lucignano, famosa como local em que se realizam casamentos, por ser visto como boa sorte para os noivos.

O mais recente trabalho do cineasta iraniano Abbas Kiarostami, e também o seu primeiro feito fora do Irã, é bastante belo. A ambientação numa pequena cidade da Toscana garante cenários prontos belíssimos durante todo o filme. Kiarostami busca nos fazer caminhar com os personagens, que estão sempre em movimento pelas estreitas e antigas ruas de Lucignano enquanto discutem sobre vida, arte e amor, o que nos faz sentir estar sempre muito próximos deles e, conseqüentemente, da sua história. O movimento é uma característica presente do começo ao fim do filme, passando pelo momento em que os protagonistas pegam a estrada para Lucignano, o que garante uma longa cena dentro de um carro, uma das marcas registradas do diretor.

Copie Conforme faz o espectador refletir sobre relacionamentos, mais especificamente sobre o desgaste nestes. O diretor tem a capacidade de perturbar a nossa percepção do que está sendo mostrado, fazendo com que questionemos constantemente a relação entre os personagens. Quando pensamos que entendemos esta relação, surge um novo elemento que põe abaixo as nossas conclusões e nos faz buscar fatos para tirar novas conclusões. A história fragmentada que é revelada ao longo do filme mostra quão complexas são histórias de amor. Nessas diversas revelações o diretor encontra a empatia do público, pois o reconhecimento de aspectos de sua própria vida amorosa em algumas dessas revelações é inevitável.

Trailer:

1 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...