Crítica: Ameaça Terrorista (Unthinkable)

24 de março de 2011 2 Comente Aqui!

"Samuel L. Jackson volta a fazer um filme digno de sua capacidade de atuar."

Este não é um filme fácil de assistir e que exatamente por isso, passou despercebido no Brasil. A violência em cena é extrema e medidas impensáveis (referência ao ótimo título original Unthikable, impensável na tradução ao pé da letra.) são colocadas em prática durante o interrogatório de um suposto terrorista. Uma das coisas mais comentadas no mundo violento em que estamos, é o código de ética que devemos seguir e os direitos humanos auferidos à qualquer cidadão. O jogo da trama é a exatamente a de te colocar diante deste dilema. Até que ponto você iria para tentar salvar a vida de milhões? O que você seria capaz de fazer a outro ser humano para conseguir obter informações necessárias para salvar uma nação? O que sei é que não gostaria de estar na pele de qualquer um dos personagens em cena e confesso que acabo de passar por uma experiência, de aproximadamente 90 minutos, de pura tensão.

Para vocês começarem a entender do que se trata toda a minha introdução,  o filme aborda a história de um sujeito que, em uma terça feira, envia para o governo dos Estados Unidos, uma gravação de vídeo informando que instalou pelo país três bombas nucleares com capacidade de fazer um estrago jamais visto. Algumas exigência serão feitas e se forem atendidas as explosões, programadas o meio dia de sexta, poderão ser evitadas. De uma maneira meio que amadora, o suposto terrorista é capturado e em um ato de desespero, o exército e a policia convocam um interrogador conhecido por apelar com as práticas mais desumanas de tortura para obter as informações necessárias. Está iniciado aí um duelo entre um torturador incontrolável e um terrorista frio e calculista. 

O nível de tensão empregado ao espectador é imenso. As atuações estão maravilhosas e o elenco foi escolhido de maneira perfeita. Samuel L. Jackson volta a participar de algo que pode ser levado a sério e com muita competência desenvolve o seu personagem. "H." parece não ter sentimentos e nada pode lhe impedir de continuar causando dor em todos aqueles que ele precisar para conseguir o que deseja. Michael Sheen nos entrega uma performance incrível, sabe aumentar a voz no momento certo, sabe impressionar com um simples olhar e consegue nos deixar invocados e intrigados com seu personagem. Ainda há como um dos protagonistas a policial Helen, muito bem interpretado por Carrie-Anne Moss, a eterna Trinity de Matrix.

A reflexão que o filme causa é o que conquista mais ainda o espectador. Os questionamentos internos que cada um, que o assiste, deve fazer é algo que valoriza ainda mais o trabalho do diretor Gregor Jordan.  Tudo chega a ser muito realista, pois é muito evidente que o governo norte americano se pela de medo do terrorismo desde os atentados de 2001 e das invasões sem justificativas feitas aos países do oriente médio.

Uma bela indicação, que possui os seus problemas, mas que deve ser valorizado pelo público que se julga capaz de ver uma tortura intensa e perversa. Mais um belo filme que deixa de aparecer nas salas de cinemas e chega ao Brasil direto em Dvd. Observem na foto, acima do texto, que o "Think" está de vermelho, pois é exatamente isso que os produtores do filme querem que você faça...Pense a respeito do assunto.

   Nota: 8,0

  Trailer do Filme:

2 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...