Crítica: As Viagens de Gulliver (Gulliver's Travels)

20 de janeiro de 2011 0 Comente Aqui!


Estava jogando cartas com amigos e conversando sobre os filmes que estão em cartaz aqui em Salvador. Concordamos que ainda existem longas daqueles que valem a pena assistir simplesmente por saber que não será necessário pensar, ou refletir, para se divertir. Gostar de assistir umas besteiras de vez em quando é pecado? Acho que não... O grande erro geralmente é entrar nas sessões esperando cenas ou piadas mais inteligentes do que aquelas que serão dispostas na grande tela. O que esperar de As Viagens de Gulliver? O trailer foi bastante informativo e capaz de avisar ao público que o objetivo é entreter com besteiras e paródias de estilo Nerd. Saber disso e estar disposto a viajar junto com Jack Black (Escola de Rock) foi o que me permitiu sair muito contente desta estréia da semana.

O filme é uma adaptação do clássico livro: As Viagens de Gulliver, lançado em 1726 pelo irlandês Jonathan Swift. Nesta releitura somos apresentados a Lemuel Gulliver, o simples mensageiro da empresa que é apaixonado pela editora chefa da área responsável pela abordagem de viagens. Na tentativa de impressionar a mocinha, Gulliver finge ter escrito uma matéria sobre viagens que, supostamente, tinha feito e com isso ganha a chance de ir ao Triângulo das Bermudas para confeccionar um artigo sobre a região. Enquanto viajava de navio, um enorme tempestade surgiu e Gulliver foi parar em Lillipu, uma ilha onde vivem "miniaturas" de humanos.


Toda a minha reflexão na introdução desta postagem serve exatamente para começar a dizer que apesar de "feita para crianças", à narrativa do filme é muito divertida, sendo capaz de surpreender muita gente. Aos poucos o público vai aceitando o universo que lhes é apresentado e ganhando motivação para torcer pelo personagem principal. Tudo isso pode ser motivado pela grande atuação de Jack Black, que parece ter vestido a camisa como poucos neste novo trabalho. Momentos hilários são protagonizados e funcionam principalmente pelo carisma e trejeitos que o ator possui. Outro ponto muito forte da obra é a maneira cômica que ela adota ao atualizar um clássico para a cultura pop, garantindo menções a grifes do momento e aos grandes lançamentos do cinema.

O que posso dizer? Exatamente aquilo que precisei fazer ... Tirem um pouco do preconceito de uma produção como essa e se divirtam. O filme é perfeito? Nem de perto...E muita coisa pode parecer forçada ou deveria ter sido evitada. A questão é que em sua grande essência a diversão é garantida. A nota que vou dar é o que menos importa, pois é seu estado de espírito que irá determinar o nível de entretenimento que terá.

Agradeço ao leitor 2T, que ao comentar na postagem "Estréias da Semana" informou que este filme poderia surpreender. Posso dizer? Surpreendeu.

Nota: 6,0



Trailer do Filme:


0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...