Crítica: Enterrado Vivo (Buried)

12 de dezembro de 2010 5 Comente Aqui!

Entrei nesta sessão procurando um filme diferente do que costumo assistir, sabia que o orçamento era baixo e que o filme praticamente não mudaria de cenário, se mudar muito, muda uma vez. Exatamente por ter esta proposta diferente é muito fácil presumir que nem todo mundo ficará satisfeito com a obra em si e sentirá falta de efeitos especiais e coisas mais que são marca registrada do cinema atual. O que posso dizer é que este é um filme de tirar o fôlego literalmente e que não é dos mais indicados para os que sofrem de claustrofobia, pois a sensação de desespero do personagem é transmitida com louvo ao espectador.

Como já disse, tudo ocorre dentro de um caixão e o filme sai deste cenário por apenas poucos segundos. Não há muito enredo para detalhar uma sinopse, pois o título já diz tudo. Paul é um motorista de caminhão que está realizando serviços no Iraque e que se encontra na estranha situação de acordar enterrado vivo em velho caixão de madeira. Com ele apenas um celular, um isqueiro e a missão de providenciar 5 milhões de dólares que garantirão o pagamento de seus sequestradores e sua futura liberdade.

Os espectadores menos avisados precisam de tempo para digerir a proposta do filme e realmente se prender a proposta do roteiro da obra. São 90 minutos dentro de uma caixa e toda ação está ligada aos sentimentos do personagem e o seu desespero nas ligações que efetua. Sua luta pela sobrevivência contagia a todos e causa uma estranha tensão em quem acompanha a tentativa de resgate.

A atuação de Ryan Reinalds (A Proposta) é muito boa e comovente, sua agenda agora deve lotar com sua participação em Lanterna Verde, mas ainda bem que ainda houve tempo para se entregar a um projeto tão interessante. Isso atrelado a uma boa direção e um ótimo roteiro, que já foi premiado pela associação de críticos dos EUA, resultou em um filme diferente.

Se você estiver disposto a se sentir preso em um caixão por 90 minutos e ciente de que o filme não sairá deste espaço, corra para o cinema pois verá algo diferente do comum e muito bom. Se acha que não é pra você nem se arrisque. A nota que vou dar nem deve ser levada tão em consideração, pois estava com 5 pessoas na sessão, pela qual duas pessoas curtiram muito o filme, 2 não acharam nada demais e 1 não gostou. Eu... gostei!

Nota: 7,5

Trailer do Filme:

5 Comente Aqui! :

  • pseudo-autor disse...

    Estou na expectativa pra ver. Só programaram pra lugar ruim. Impressionante! Quando é essas baboseiras de Crepúsculo passa no RJ todo. Quando é algo diferente...

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

  • juli disse...

    Britto!!!
    Gostei do seu texto... tanto que até me senti motivada a assistir o filme, confesso que num primeiro momento achei que tratava-se de uma "releitura" mal feita de jogos mortais... mas vou arriscar.

  • Jraphael disse...

    Nao curti...
    E nem foi pela idéia ou cenário constante. Digo, "Por um fio" tem o mesmo conceito e achei excelente.
    Mas buried não conseguiu me prender, não consegui sentir real empatia pelo protagonista e em determinado momento já desejava que o filme simplesmente acabasse.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...