Crítica: Demônio (Devil)

1 de dezembro de 2010 1 Comente Aqui!

Foi-se o tempo que o nome de M. Night Shyamalan era certeza de sucesso e garantia de ótimo entretenimento. Seus últimos trabalhos em A Dama Na Água e Fim dos Tempos foi mais do que um balde de água fria para todos que admiraram seu trabalho em filmes excelentes como Corpo Fechado, A Vila, O Sexto Sentido e Sinais. Dizem que com o passar do ano o diretor começou a acreditar que tudo que faria seria maravilhoso e seu nível crítico na elaboração de roteiros tenha diminuído muito.

Talvez ciente deste pensamento que o público adotou perante sua maneira de trabalhar e desenvolver filmes, Shyamalan decidiu que entregaria seu novo projeto a outro diretor e trabalharia apenas como produtor. Essa é a história de vida do filme O Demônio, que chegou ao cinema nesta sexta feira. O roteiro e idéia principal são intrigantes e o filme aborda o fato de cinco pessoas estarem presas em um elevador, entre elas há um assassino que pode ser rotulado como o demônio e cada vez que as luzes começam a apagar alguém sofrerá impiedosamente. Fora do elevador há o envolvimento de pessoas que estão tentando ajudá-los e o início de uma investigação que iria determinar qual dos cinco ocupantes do elevador é um assassino, contratado ou não.

O que dizer de um filme de Shymalan? Muito bem ambientado como sempre e com uma "assinatura" que já marcante do diretor. O ambiente sinistro, tenebroso e com acontecimentos que parecem fazer parte de algo muito maior do que o apresentado em cena. Ambiente capaz de deixar o espectador curioso desde o começo da película. Essa magia logo se vai quando tudo se resume a um cubículo e as coisas são, sinceramente, mais normais do que eu estou acostumado a ver com o diretor.

Fui com medo do que poderia assistir, dos sustos que tomaria e saí do cinema ileso de tudo isso. Gostei da mensagem que o filme passou e principalmente dos ensinamentos que um religioso segurança de prédio pode transmitir. Como filme de terror este deixa muito a desejar e explica demais cada detalhe de cada personagem. Isto é muito raro nesse tipo de filme e ocasionou em uma história paralela que é puro desperdício ou tentativa de impressionar o público com uma reviravolta no mínimo pretensiosa.

Sem tensão e um pouco clichê, este é o resumo de tudo que pode ser encontrado em uma sessão de cinema deste filme. Advinhar o demônio parece fácil, mas realmente é complicado. Se houve um ponto positivo foi o de saber segurar este mistério até o último segundo e o universo de pistas falsas que são jogadas em cena. Eu mesmo me arrisquei duas vezes e errei nas duas. De todo jeito eu torço para que esse grande diretor volte a fazer grandes filmes.

Nota: 3,5

Trailer do Filme:

1 Comente Aqui! :

  • Mateus Souza disse...

    Oi, Tiago,

    Eu sou um dos poucos que ainda acredito no Shyamalan, haha - apesar de não ter gostado dos seus últimos três filmes.

    Ainda não assisti a esse, mas, sendo um filme com o Shyamalan por trás, mesmo que só como produtor, é difícil esperar o comum do gênero, como você disse, o terror.

    Em o Último Mestre do Ar, por exemplo, o que poderia ser mais um filme de fantasia/ação, ganhou uma abordagem mais zen - o que não significa que tenha sido bom, hehe.

    Abraço

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...