Crítica: Os Sete Samurais (Shichinin no samurai)

27 de julho de 2010 0 Comente Aqui!

Os Sete Samurais é a obra mais famosa do aclamado diretor Akira Kurosawa e o maior épico japonês já feito, um filme completo não apenas pela sua longa duração (aproximadamente 220 minutos), mas por abarcar vários temas e muitos personagens. O filme conta com Toshiro Mifune no elenco, além de Takashi Shimura, Yoshio Inaba e o jovem Iaso Kimura, entre outros.

A história de passa no século XVI, durante a era Sengoku, quando os poderosos samurais de outrora estavam com os dias contados pois eram agora desprezados pelos seus aristocráticos senhores (samurais sem mestre eram chamados de "ronin"). Um humilde lugarejo de pequenos lavradores é alvo de constantes ataques de saqueadores que aproveitam a época da colheita para roubarem. Temendo novamente serem atacados pelos bandidos, os moradores resolvem contratar um velho e sábio samurai para defendê-los dos saqueadores. Kambei (Takashi Shimura), um guerreiro veterano sem dinheiro, recruta seis outros ronins, que concordam em ensinar os habitantes como devem se defender em troca de comida.

Os aldeões dão boas-vindas aos guerreiros e algumas relações começam. Katsushiro (Isao Kimura) se apaixona por um das mulheres locais, embora os outros ronins mantenham distância dos camponeses. O último dos guerreiros que chega é Kikuchio (Toshiro Mifune), que finge estar qualificado mas na realidade é o filho de um camponês que almeja aceitação. Os bandoleiros chegam e no final uma épica batalha ocorre que vai decidir se os pobres camponeses defendidos pelos sete samurais continuaram com suas terras e suas vidas.

Os Sete Samurais é um filme que mostra o lado mais belo e brilhante do cinema de Kurosawa, uma verdadeira viagem pela alma humana, por entre emoções e comportamentos e que expõe o estilo de vida dos samurais e ronins. É um filme onde tudo é tratado com muita naturalidade e ao assistir o filme você se identifica com os personagens que são bem trabalhados, cada samurai com uma personalidade diferente e com um história unica.

Kurosawa realiza com perfeição e rigor uma das obras-primas do cinema japonês, principalmente pela beleza plástica de suas cenas, muito bem elaboradas na batalha da chuva, onde ele consegue transportar para tela um nível de ação sem precedentes. "Os Sete Samurais" é o filme mais aclamado da obra de Kurosawa, além de ser considerado o western do cinema oriental. Considerado por muitos uma obra-prima, é um dos poucos filmes que podemos chamar de perfeito. A revista americana "Entertainment weekly" colocou o filme entre os seis maiores filmes de ação de todos os tempos.



Nota: 10



Trailer:

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...