Crítica: Global Metal

17 de maio de 2010 0 Comente Aqui!
Há algum tempo atrás dois amigos meus metaleiros tinham me enviado um documentário chamdo Metal - Uma Jornada Pelo Mundo do Heavy Metal (Metal: A Headbanger's Journey - 2007) que falava sobre metal e suas origens, infelizmente eu não me empolguei muito com a idéia e terminei nem assistindo.  Tempos depois por iniciativa própria baixei um outro documentário chamado Global Metal que falava sobre metal, mas dessa vez sobre a sua influência ao redor do mundo, só assim descobri Sam Dunn um aficionado pelo gênero, graduado em antropologia e responsável pelos dois documentários.

O filme explora a disseminação da cultura do Heavy Metal por todo o mundo. Nesse novo filme os diretores Scot McFadyen e Sam Dunn viajaram por países asiáticos, pelo Oriente Médio e pela América do Sul mostrando como o Heavy Metal atinge os jovens que crescem em culturas tão diferentes. Seja o Death Metal da Indonésia, o Black Metal da China ou o Thrash do Irã, o objetivo é descobrir o que o Metal significa para estes fãs e músicos.

Inclusive há cenas do filme gravadas no Brasil, com entrevistas com Max Cavalera, Angra e outras figuras da cena. Global Metal revela uma comunidade mundial de metalheads, que não apenas absorve o que vem do Ocidente – mas o transforma - criando uma nova forma de expressão cultural em sociedades dominadas por conflitos, corrupção e consumismo em massa.

O documentário me surpreendeu bastante, mostrando várias facetas desse estilo de música em diversos cantos do mundo, mas achei que ficou muita coisa e para um filme só. Acho que o tema poderia ter sido explorado em duas películas, algumas partes ficaram um pouco corridas mas mesmo assim é um trabalho louvável. As comparações entre as músicas entre israelenses e palestinos é o ponto alto do filme, mas gostei bastante também das visitas aos outras comunidades islâmicas que tem uma cena metaleira surgindo também.

Para os fãs de música de uma maneira geral é uma excelente pedida dar uma olhada nesse documentário que é muito bem feito. Os fãs de metal tem a obrigação de darem uma olhada, pois trata do gênero de uma maneira bem clara e ainda da para conhecer outras bandas e festivais por mundo a fora. Mesmo para aqueles que não curtem esse gênero de música é interessante e ajuda a desmistificar algumas coisas que pensamos saber sobre o mesmo, além do com disse antes é um trabalho muito bem feito.


Nota: 8,6


Trailer:

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...