Crítica: Procura-se Amy (Chasing Amy)

7 de abril de 2010 0 Comente Aqui!


Kevin Smith é diretor que gosto muito, nem sempre seus filmes são bem recebidos ou compreendidos como o polêmico Dogma (1999) ou O Império do Besteirol contra-ataca (2001), mas ainda assim ele tem um grupo cativo de fãs. A maioria dos seus filmes fala sobre relacionamentos, sobre a cidade de New Jersey (cidade onde ele nasceu) e sobre amizade, mas sempre carregado de várias referências pops. Fã confesso de quadrinhos e Star Wars o "nerd cool" Kevin Smith não perde a oportunidade de fazer referências a ambos em boa parte de seus filmes, nem de aparecer como penetra em seus filmes na figura de Silent Bob (um personagem criado por ele em um quadrinho).

O filme aborda um tema com o qual os jovens ainda não sabem lidar: o sexo em toda a sua extensão. Smith mistura cultura pop e comportamento sexual com humor, inteligência e linguagem ousada e criativa. Os amigos Holden McNeil e Banky Edwards, criadores de uma famosa revista em quadrinhos em New Jersey vivem tranqüilos, até Holden conhecer a bela roteirista Alyssa Jones. Apaixonado pela garota, sente-se traído ao descobrir suas preferências românticas. Decidem ser só bons amigos, mas com o tempo as coisas mudam e isso atrapalha a relação entre os dois amigos.

O filme conta com a presença de Ben Affleck e o seu irmão Casey Affleck no começo da carreira, o fantástico Jason Lee mais conhecido por ser o personagem principal da série My name is Earl  e a bela Joey Lauern Adams mais conhecida por seu papel como par romântica de Adam Sandler em O Paizão (1999). Dos filmes escritos e dirigidos por Smith este é o com tom mais sério além de ser mais romântico, também é o que aborda o amor e os relacionamentos de uma maneira mais intimista.

De um modo geral foi nesse filme que ele me conquistou como cineasta e fã, acertando a mão na direção e no tom do filme. Com certeza quem assistir não vai ser arrepender, pois o filme consegue captar alguns questionamentos e pensamentos que enfrentamos sobre o amor, não com objetivo de dar respostas mas nos fazer pensar e ir além das idéias simplórias que geralmente permeiam essa temática. 
 
Nota: 9,0

Trailer:

0 Comente Aqui! :

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...