Jean Charles

5 de abril de 2010 2 Comente Aqui!


O cinema brasileiro não para de crescer. Alguns atores são diretamente os responsáveis por esse desenvolvimento em nível nacional. Selton Mello é o cara quando se fala em cinema no Brasil. O cara participou de uma quantidade absurda de filmes e não decepcionou em quase nenhum. “O Auto da Compadecida", "Lisbela e o Prisioneiro", "O coronel e o Lobisomem", "Cheiro de Ralo", "Mulher Invisível", "Meu Nome Não é Jhonny" e Jean Charles são alguns dos seus belos trabalhos.

Jean Charles por sua vez é o filme que gostaria de pontuar. Para quem não sabe essa obra foi feita para retratar a morte de Jean Charles de Menezes no metrô em Londres. O ano do acontecimento foi em 2005 e chocou o país. O rapaz, que era trabalhador, foi confundido como terrorista e assassinado pela polícia britânica com um tiro pelas costas.É uma história triste, mas ao contrário do que pensei, o filme mostra uma pessoa alegre, dedicada a viver no exterior e capaz de qualquer coisa para ganhar um dinheiro extra. Além da história de Jean podemos conferir a chegada de sua prima (Vanessa Giacono) na cidade e o desenvolver de seu dia a dia na terra da rainha.

Contamos também com Luis Miranda, que está simplesmente SENSACIONAL neste filme, consegue ser engraçado na hora que precisa ser, consegue ser emotivo na hora que precisa ser. Alex, seu personagem, é quem dar um sentido de graça ao espetáculo e sua atuação, pelos menos para mim, superou até mesmo a do personagem central.

O erro que o diretor comete foi o de deixar de lado uma explicação mais séria sobre o acontecimento que desencadeou o filme. Ele cita esse momento de forma muito rápida, sem muita explicação. Na verdade o diretor se voltou mais para contar a história de vida do rapaz do que literalmente seu assassinato.

Contudo, considero que o filme deve ser visto, é uma história de vida interessante para todos aqueles que desejam mora fora do país e os desafios que poderão encontrar por lá. Além disso, o filme conta sobre o tratamento frio e impensado com relação a atentados terroristas e as formas pela qual conduzem suas investigações. Este filme é mais uma prova de que o cinema no país não para de crescer e que em breve estaremos disputando Oscars de filmes estrangeiros. Uma das coisas que me deixar mais feliz é saber que não precisamos nos denegrir para fazer algo bom... Não precisamos mostrar favelas, estupros, fome e muito menos denegrir a imagem do nosso povo tão batalhador.

Nota: 8,5

Trailer do Filme:

 

2 Comente Aqui! :

  • thicarvalho disse...

    Olá Tiago, apesar de não ter achado Jean Charles um filme ruim, não fiquei com toda esta boa impressão. Realmente a atuação de Selton Mello é um show e a opção por mostrar a situações dos brasileiros por lá, foi uma ótima sacada. Mas na minha opinião, o filme peca no desenrolar da história do próprio Jean. Em alguns momentos fica a impressão que o filme é feito para emocionar o epsectador, qnd poderia abrir os olhos para uma das maiores covardias já feitas. É um filme regular. Mas que o cinema brasileiro tem crescido mto, ahh isso tem. Grande abraço.

    Visitem: www.cinemaniac2008.blogpsot.com

  • Hugo disse...

    O filme é bem feito e a história serve para conhercermos melhor a vida dos brasileiros que vivem ´na Inglaterra.

    A curiosidade do roteiro é mostrar que Jean Charles tinha vários defeitos, inclusive deixando em dúvida o caráter do rapaz em algumas passagens.

    Abraço

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...