Crítica: Herói (Hero)

23 de março de 2010 3 Comente Aqui!

Feito por Zhang Yimou em 2002 o mesmo diretor do filme o Clã das Adagas Voadoras (2004), por algum mistério que ainda não compreendo o filme Herói pouco sucesso fez por aqui especialmente se compararmos o público das duas obras. Eu ví o filme pela primeira vez todo em chinês no orignal e apenas com as legendas em inglês mesmo sem entender tudo o que se passou, pois nessa época o meu conhecimento no idioma yankee ainda era mediano eu percebi que se tratava de uma película que valia ser revista. O filme foi levado aos EUA por Quentin Tarantino e a Mirmax sendo ainda indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro daquele ano, mas infelizmente não levou a estatueta.

O roteiro é muito bom e conta a história de um jovem soldado que diz ter matado os três maiores inimigos do rei de Quin que sonha em unificar a China. Com isso ele ganha o direito de sentar-se na mesma sala que o rei além de contar como matou os inimigos temidos pelo monarca. Isso poderia não render um bom filme, mas o diretor se inspira no lendário Akira Kurosawa e em seu premiado filme Ranshômon (1950), o filme conta a história de um assassinato e as diferenetes verssões de cada testemunha.

Zhang Yimou usa esta mesma técnica para nos prender em sua narrativa, mas vai além aproveitando e nos banhando de cores diferentes para cada verssão dos fatos que nos é narrada. Em um momento vemos na tela as pessoas e o ambiente priorizando cores vermelhas e em outro somente as cores verdes, um verdadeiro show de fotografia algo belíssimo.

Não bastasse nos enfeitiçar com seu jogo de cores o diretor ainda nos conquista utilizando as músicas orquestradas por Tan Dun vencedor do Oscar por o Tigre e o Dragão, as canções são muito belas e dão um tom especial ao filme. Para finalizar e garantir a nota máxima, o filme ainda conta com bons diálogos que falam sobre amor, pátria, liberdade e escolhas um verdadeiro prato cheio para os amantes de um bom cinema.

Recomendo para todos que gostam de cinema de qualquer tipo e estilo, um filme que infelizmente no Brasil não teve tanta repercussão, mas que é uma verdadeira obra de arte.

Nota: 10


Trailer:

3 Comente Aqui! :

  • Unknown disse...

    Bom enredo, bons atores, excelente visual... pra quem é amante de filmes épicos, como eu, e aprecia produções com elenco oriental, com muita ação, coreografia e fotogria, é um excelente filme e traz uma boa mensagem. Vejam "O clã das adagas voadoras" também...

  • Silvano Vianna disse...

    Anônimo - não se você viu o mesmo filme que eu, mas um filme com Jet Li. com ótimas cenas de ação, muito beo visualmente e com um trilha tão bonita, difícil concordar contigo. Mas o gosto é de cada um.

    Iuri - concordo contigo em praticamente tudo. Acho que também é muito válido assitir ao Clã das Adagas voadoras, ainda que ache Herói um filme mais completo.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...